Fruto de uma parceria entre o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Oceanos o programa ‘Cruzamentos literários’ revela o que importantes escritores lusófonos pensam do mundo, da literatura e do universo da língua portuguesa.
Paulina Chiziane (Moçambique), Mário de Carvalho (Portugal), Milton Hatoum (Brasil), Pepetela (Angola) e José Luís Tavares (Cabo Verde) são alguns dos 12 escritores lusófonos convidados do podcast ‘Cruzamentos literários’, que tem por objetivo dar a conhecer a posição de importantes autores dos países de língua portuguesa, acerca do mundo, da literatura e do universo da própria língua portuguesa.
Lançado no âmbito da programação cultural de Portugal no Brasil em 2021 e da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, nasce de uma parceria entre o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Oceanos.
Os podcasts são quinzenais, sempre às quintas-feiras, e podem ser ouvidos na plataforma ‘Spotify’, um serviço de streaming de música, podcast e vídeo.
“Durante o primeiro semestre de 2021, serão apresentados 12 podcasts com quatro curadores de diferentes nacionalidades conversando com 12 escritores de cinco países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal”, explica ao ‘Mundo Português’ a diretora do Centro Cultural Português em Brasília (Brasil), Alexandra Pinho.
No primeiro episódio, publicado a 21de janeiro, a jornalista, escritora e curadora portuguesa Isabel Lucas conversou com a escritora moçambicana Paulina Chiziane. O podcast é ilustrado com leituras de seu segundo romance, ‘Niketche’, pela escritora brasileira Veronica Stigger.
No segundo ‘encontro’, a 04 de fevereiro, o escritor, dramaturgo e argumentista português Mário de Carvalho conversa com o jornalista, crítico literário e curador brasileiro Manuel da Costa Pinto. O podcast conta ainda com leituras da atriz brasileira Carmem Moretzsohn.
Partilhar a herança de uma língua comum

Esta é a programação completa do podcast ‘Cruzamentos literários’, no primeiro semestre de 2021
No terceiro episódio de ‘Cruzamentos Literários’, lançado no passado dia 18, a escritora brasileira Ana Maria Gonçalves, autora de ‘Um defeito de cor’, revela detalhes da construção da obra e percorre temas como a representação do negro na literatura, racismo estrutural e o lugar da mulher negra na sociedade brasileira. Com curadoria do escritor angolano Ondjaki e leituras da poeta e atriz brasileira Roberta Estrela D’Alva.
O próximo episódio está agendado para 04 de março e, nele, o escritor angolano Pepetela (pseudónimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos) falará sobre a sua obra literária com Rita Chaves, professora e pesquisadora de Literaturas Africanas de língua portuguesa. As leituras serão do poeta, músico, produtor cultural, artista plástico e editor brasileiro Ricardo Aleixo.
Ao longo da série, a escritora e curadora portuguesa Isabel Lucas vai conversar com os escritores brasileiros Cristovão Tezza e Noemi Jaffe.
Na série, Manuel da Costa Pinto conversa também com o poeta cabo-verdiano José Luiz Tavares e com o ficcionista angolano José Eduardo Agualusa.
A série de podcasts traz ainda diálogos de Ondjaki com o escritor português José Luís Peixoto e com o poeta moçambicano Mbate Pedro.
Rita Chaves volta ainda ao ‘Cruzamentos literários’ para conversar com o escritor brasileiro Milton Hatoum e com a escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso.
“Os diálogos de ‘Cruzamentos literários’ procuram dar a conhecer o modo como os escritores convidados – ficcionistas e poetas que têm contribuído com a produção contemporânea em língua portuguesa – partilham a herança cultural do idioma e valorizam sua plurinacionalidade”, refere Alexandra Pinho.
As conversas e os encontros podem ser seguidos em https://open.spotify.com/show/2fJRMzPjsg6kzF4JtSXMcv
Ana Grácio Pinto