Treinador luso-canadiano pondera vir buscar jogadores ao mercado português

Data:

O treinador luso-canadiano dos Vancouver Whitecaps, Marc dos Santos, reconheceu que o futebol português “é uma referência mundial na formação de jogadores” e pondera reforçar-se “naquele mercado”.
Os canadianos disputam a Major League Soccer (MLS), campeonato norte-americano de futebol, e pretendem esta época, que arranca em 17 de abril, classificar-se para os ‘play-offs’, após em 2020 ficarem a apenas uma vitória desse objetivo.
“O que Portugal tem e todo o mundo sabe disso é a grande qualidade dos jogadores, principalmente de jovens, nem sei onde começar. Quando vejo as opções, até mesmo para a seleção nacional, com um André Silva (Eintracht Frankfurt) a marcar muitos golos na Alemanha, o João Félix (Atlético de Madrid), o Ronaldo (Juventus), o Pedro Neto (Wolverhampton), o Francisco Trincão (Barcelona), o Diogo Jota (Liverpool), até te esqueces, o Bernardo Silva (Manchester City) e o Bruno Fernandes (Manchester United)”, frisou o técnico de 43 anos.
Natural de Montreal (Quebeque), Marc dos Santos viveu em Aveiro dos nove aos 23 anos, passando por Moçambique, antes regressar ao Canadá. Disse acompanhar o futebol português “com jogadores de muita qualidade” e ainda com “jovens que estão a evoluir”, dando como exemplo a atuação de Francisco Conceição na sua estreia pela equipa principal do FC Porto no passado fim de semana.
“Tive a hipótese de assistir (pela televisão) ao FC Porto-Boavista (2-2) e vi o filho do Sérgio Conceição, o Francisco, um jogador com um talento muito alto e, se continuar a progredir como jogador, tenho a certeza que pode ser uma surpresa muito grande para muitos”, afirmou.
Nesse sentido, da qualidade dos jogadores portugueses, as opções dos Vancouver Whitecaps passam pelo mercado em Portugal, reconhecendo que o “jogador português tem qualidade” e a equipa canadiana “tem um teto salarial a cumprir”.

Sonho de treinar em Portugal

Marc dos Santos não escondeu o interesse em Otávio, médio brasileiro do FC Porto, que alegadamente terá rejeitado uma proposta de quatro milhões de euros, com um salário anual a rondar os 1,6 milhões de euros, fora prémios de rendimento.
“É um jogador que gosto muito, não é segredo. Otávio faria a diferença na MLS, que seria um dos jogadores mais importantes na liga. Agora eu sei que ele tem outras opções, tem outros clubes interessados nele. Espero o melhor para ele, porque merece”, declarou.
Outro dos jogadores que o treinador confessou que gostava de ver na sua equipa, mas que agora reconhece ser mais difícil, é o médio do Paços de Ferreira Stephen Eustáquio.
“O problema é que agora ele quer ficar pela Europa, é ambicioso e tem metas para conquistar. Não se pode ter tudo o que se quer. Sempre o apreciei, mas nem sempre se pode ter tudo o que queremos”, concluiu.
O técnico revelou ainda ter o “sonho de um dia treinar uma equipa em Portugal”.
“Eu nunca escondi que passar por Portugal é um sonho meu. Nunca escondi isso. Cresci e apaixonei-me por este desporto em Portugal. O meu pai incutiu em mim a paixão por este desporto. Lembro-me quando era mais novo de ir com o meu pai a estádios, quer no Porto, Aveiro ou em Coimbra. Isto começou em Portugal e um dia gostava de voltar para treinar num país que me deu esta paixão”, admitiu.
O treinador reconheceu ainda outras possibilidades “em diferentes lugares”, visto ser fluente em quatro línguas: o português e o espanhol, bem como as línguas oficiais do Canadá, o inglês e o francês.
Marc dos Santos já treinou o Montreal Impact, agora denominado por CF Montreal, clube que disputa a MLS, tendo ainda passado pelas camadas jovens dos clubes brasileiros do Palmeiras e do Desportivo do Brasil, sendo ainda adjunto de Bob Bradley no Los Angeles FC.
Em 2015, após ter levado o Ottawa Fury à final da Liga Norte-Americana de Futebol (NASL), o luso-canadiano foi eleito o melhor treinador da prova.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.