Penamacor dá apoio extraordinário a bombeiros e instituições

Data:

A Câmara de Penamacor decidiu atribuir diferentes apoios financeiro aos bombeiros e a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, quer no âmbito da pandemia, quer ao nível do investimento, foi hoje anunciado.
Em nota de imprensa, este município do distrito de Castelo Branco, que é presidido por António Luís Beites, especifica que as propostas relacionadas com a pandemia pretendem ajudar nas medidas de apoio extraordinário à ação das IPSS, de modo a que estas possam fazer face “às necessidades extraordinárias e não previstas de proteção de pessoas e instalações e de cumprimento dos planos de contingência”.
A deliberação visa ainda contribuir para a sustentabilidade das instituições, bem como a manutenção dos postos de trabalho e de todas as condições necessárias ao seu funcionamento.
Segundo a informação, os apoios serão atribuídos na forma de subsídio extraordinário, de acordo com critério definidos pelo executivo, em concreto um apoio de 150 euros por utente nos centros de dia e 300 euros por utente em internamento.
Deste modo, a lista de instituições apoiadas são o Lar Residencial Dona Bárbara Tavares da Silva (45.150 euros), o PóvoaSol – Centro de Solidariedade Social (6.000 euros), a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor (11.550 euros) e a Liga dos Amigos de Pedrógão de São Pedro (8.250)
Serão igualmente apoiados, também no âmbito desta deliberação, os centros de Dia de São Bartolomeu (3.900 euros) e Social Paroquial de Aldeia de João Pires (2.400 euros), a Liga dos Amigos das Aranhas (4.950 euros), o Centro Paroquial de Nossa Senhora da Quebrada (6.150 euros), a Associação do Centro de Dia São Domingos (3.900 euros) e o Instituto Social Cristão Pina Ferraz (7.500 euros), este última considerando as 25 crianças e jovens que se encontram em regime de internato.
Ainda no contexto da covid-19 foi definida a atribuição de apoio financeiro extraordinário de 50.000 euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor.
No âmbito das ações de investimento, a autarquia vai atribuir quatro apoios financeiros.
A deliberação prevê um apoio de 150.000 euros para a instituição Póvoasol – CSS – Centro de Solidariedade Social, para ajudar nas obras de conclusão do edifício do Lar Residencial no Vale da Senhoras da Póvoa, verba que será paga por fases.
Esta obra irá possibilitar que a instituição passe a disponibilizar mais vinte camas no primeiro piso em regime de internamento, passando a ter uma valência total de 40 camas e traduzindo-se no reforço de oferta social para o concelho de Penamacor.
Os restantes apoios foram atribuídos ao Centro de Dia de São Domingos (9.786 euros), à Liga dos Amigos de Pedrógão de São Pedro (13.500 euros) e ao Centro Paroquial de Nossa Senhora da Quebrada (9.532 euros).
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.368.493 mortos no mundo, resultantes de mais de 107,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 15.034 pessoas dos 781.223 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.