Cerca de 200 pessoas com mais de 80 anos começam na sexta-feira a ser vacinadas contra aC covid-19 no Pavilhão Multiusos de Viseu, no âmbito de uma experiência piloto que permitirá detetar possíveis falhas no agendamento.
“Amanhã (sexta-feira), vamos iniciar aqui uma experiência piloto, que é a nível de toda a Região Centro. É para tentarmos ver inconformidades e deficiências para que possamos, quando entrarmos em velocidade cruzeiro, termos praticamente as coisas todas buriladas”, disse hoje aos jornalistas o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, António Cabrita Grade, no final de uma visita ao espaço.
Segundo o responsável, serão administradas no centro de vacinação do Pavilhão Multiusos de Viseu “200 vacinas para os utentes selecionados”.
“As 200 vacinas são só para a experiência piloto aqui em Viseu, com a USF (Unidade de Saúde Familiar) Lusitana”, explicou, acrescentando que nos restantes concelhos do ACES ainda não começará a vacinação das pessoas com mais de 80 anos.
Hoje à tarde, são vacinados em Viseu 30 bombeiros voluntários e sapadores e outros tantos na próxima semana.
No total dos 14 concelhos do ACES Dão Lafões, serão vacinados 330 bombeiros esta semana e mais 320 na próxima, acrescentou.
“Será uma tarefa desenvolvida ao longo de duas semanas, em que iremos vacinar as listagens completas dos bombeiros das diversas corporações”, referiu Cabrita Grade.
O responsável explicou que, à semelhança de Viseu, todos os concelhos da área do ACES Dão Lafões terão centros de vacinação a funcionar e realçou a “disponibilidade do poder local” nesse sentido.
O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, explicou que “a opção foi a de centralizar num espaço todas as condições de segurança para que as pessoas se possam deslocar” e ser vacinadas.
Apesar dos efeitos negativos da pandemia, Almeida Henriques salientou o facto de ter levado autarquias e instituições de saúde a trabalharem em conjunto e a ganharem aprendizagens para o que poderá vir a ser a descentralização de competências nesta área.
Cerca de 200 pessoas começam amanhã a ser vacinadas em Viseu
