Vendas Novas mais perto de beneficiar de descontos nos passes do comboio

Data:

Os utilizadores de comboio do concelho de Vendas Novas (Évora) poderão vir a beneficiar de 40% de desconto nos passes para deslocações para a Área Metropolitana de Lisboa, caso a comunidade intermunicipal aprove uma proposta da CP.
“Acho que Vendas Novas terá a solidariedade dos restantes municípios”, porque “a comparticipação será feita pelo Fundo Ambiental e pela câmara municipal e não há repartição de despesas por outros”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Luís Dias.
O autarca de Vendas Novas disse ter tido conhecimento na semana passada da proposta da CP, adiantando que a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) reúne-se ainda este mês para tomar uma decisão.
Vendas Novas é “um concelho limítrofe da Área Metropolitana de Lisboa” e “tem no comboio a principal ligação pendular à capital”, mas “não estava abrangido nos descontos dos passes”, ao abrigo do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), notou.
Segundo o presidente do município, a CP propôs à CIMAC a aplicação de 40% de desconto nos passes de utilizador de comboio de Vendas Novas nas deslocações para Lisboa e estações e apeadeiros intermédios.
“Um passe mensal de Vendas Novas para Lisboa-Oriente custa 202 euros”, pelo que a aplicação do desconto traduz-se numa “redução de 80 euros por mês”, o que “vai aumentar a nossa competitividade ao nível dos transportes” e “auxiliar muitas famílias que diariamente fazem as suas deslocações”, sublinhou.
Luís Dias disse que os utilizadores de comboio da localidade do concelho do Montijo mais próxima de Vendas Novas, a “meros oito quilómetros” da cidade alentejana, “pagam 40 euros para os passes” na Área Metropolitana de Lisboa.
“Não faz sentido uma distinção tão negativa no acesso ao transporte público e aos descontos promovidos pelo PART”, argumentou.
De acordo com o autarca, na Linha do Alentejo, “o serviço regional é feito pelo Intercidades” e foi isso que fez com que a CP levasse “tanto tempo a tomar uma decisão”, ao contrário dos concelhos de Mafra ou da Azambuja, que “têm serviços regionais de comboio e onde foi aplicado mais cedo o desconto”.
“Agora, ainda que o desconto seja só para Vendas Novas, fica a porta aberta para que possa ser estendido à restante linha do Alentejo, quando for implementado um serviço de transporte regional”, acrescentou.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.