Os utilizadores de comboio do concelho de Vendas Novas (Évora) poderão vir a beneficiar de 40% de desconto nos passes para deslocações para a Área Metropolitana de Lisboa, caso a comunidade intermunicipal aprove uma proposta da CP.
“Acho que Vendas Novas terá a solidariedade dos restantes municípios”, porque “a comparticipação será feita pelo Fundo Ambiental e pela câmara municipal e não há repartição de despesas por outros”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Luís Dias.
O autarca de Vendas Novas disse ter tido conhecimento na semana passada da proposta da CP, adiantando que a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) reúne-se ainda este mês para tomar uma decisão.
Vendas Novas é “um concelho limítrofe da Área Metropolitana de Lisboa” e “tem no comboio a principal ligação pendular à capital”, mas “não estava abrangido nos descontos dos passes”, ao abrigo do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), notou.
Segundo o presidente do município, a CP propôs à CIMAC a aplicação de 40% de desconto nos passes de utilizador de comboio de Vendas Novas nas deslocações para Lisboa e estações e apeadeiros intermédios.
“Um passe mensal de Vendas Novas para Lisboa-Oriente custa 202 euros”, pelo que a aplicação do desconto traduz-se numa “redução de 80 euros por mês”, o que “vai aumentar a nossa competitividade ao nível dos transportes” e “auxiliar muitas famílias que diariamente fazem as suas deslocações”, sublinhou.
Luís Dias disse que os utilizadores de comboio da localidade do concelho do Montijo mais próxima de Vendas Novas, a “meros oito quilómetros” da cidade alentejana, “pagam 40 euros para os passes” na Área Metropolitana de Lisboa.
“Não faz sentido uma distinção tão negativa no acesso ao transporte público e aos descontos promovidos pelo PART”, argumentou.
De acordo com o autarca, na Linha do Alentejo, “o serviço regional é feito pelo Intercidades” e foi isso que fez com que a CP levasse “tanto tempo a tomar uma decisão”, ao contrário dos concelhos de Mafra ou da Azambuja, que “têm serviços regionais de comboio e onde foi aplicado mais cedo o desconto”.
“Agora, ainda que o desconto seja só para Vendas Novas, fica a porta aberta para que possa ser estendido à restante linha do Alentejo, quando for implementado um serviço de transporte regional”, acrescentou.