Odivelas inicia vacinação na segunda-feira no pavilhão multiusos

Data:

A Câmara Municipal de Odivelas, no distrito de Lisboa, vai utilizar o pavilhão multiusos da cidade como ponto de vacinação contra a Covid-19 no concelho, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.
Em declarações à Lusa, Hugo Martins (PS) afirmou que “estão criadas todas as condições” para que os idosos com mais de 80 anos e as pessoas com 50 anos ou mais que sofram patologias consideradas de risco comecem a ser vacinadas a partir de segunda-feira.
“Escolhemos esta infraestrutura para servir de centro municipal de vacinação pela sua centralidade, espaço envolvente ao nível de transportes públicos, por estar equidistante de todos os pontos do concelho e por ter um parque de estacionamento com capacidade para mais de 400 viaturas”, justificou o autarca.
Hugo Martins explicou que o processo de vacinação está a ser coordenado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Loures/Odivelas e que o município está envolvido nas questões logísticas.
“Vamos operacionalizar uma rede para que ninguém fique impossibilitado do acesso à vacinação”, assegurou o autarca.
Hugo Martins estima que, quando arrancar o processo, seja possível vacinar até 1000 pessoas por dia, mas ressalva que “o sucesso desta operação dependerá da existência ou não de vacinas”.
“Manifestamos a nossa preocupação, face às notícias que têm vindo a público, da capacidade de ter vacinas para que este processo decorra sem sobressaltos e de forma ininterrupta”, apontou.
O autarca de Odivelas destacou ainda a importância de “atacar o vírus na Área Metropolitana de Lisboa”, sublinhando que é nesta região que se verifica uma “maior densidade populacional e um maior número de movimentos pendulares”.
“Este processo, se for bem intervencionado, bem atacado poderá ter um grande impacto e um grande sucesso”, atestou.
Esta é uma nova etapa da fase 1 do plano nacional de vacinação contra o novo coronavírus, que se iniciou em 27 de dezembro, e que foi recentemente atualizado, passando a incluir a vacinação simultânea das pessoas com 80 ou mais anos de idade.
A campanha de vacinação contra a covid-19 foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.
A fase 1 abrange também os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes, funcionários e utentes de lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados integrados, assim como elementos das forças armadas, das forças de segurança, de serviços críticos e titulares de órgãos de soberania e altas entidades públicas.
O objetivo é vacinar 80% das pessoas com mais de 80 anos até março.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.