Segundo o jornal diário Diário de Notícias “A CP vai dar nova vida a comboios a gasóleo com 55 anos. A transportadora vai modernizar as automotoras da série 450, que circulam nas linhas não eletrificadas do Alentejo e do Algarve, anunciou esta terça-feira o presidente da CP, Nuno Freitas. A medida faz parte do plano a 10 anos para a empresa reconquistar os utentes até ao final desta década.
As 19 unidades da série 450 começaram a circular em Portugal em 1965 e 1966. Na ‘primeira vida’, as automotoras pertenciam à série 400, também conhecida como Rolls Royce na gíria ferroviária. Perto da viragem do século, estes veículos foram modernizados nas oficinas de Guifões. Na ‘segunda vida’, a série passou a ter o número 450.
A partir do segundo trimestre deste ano, vai começar a ‘terceira vida’ destas unidades, anunciou o presidente da CP no painel sobre os planos de investimento portugueses no âmbito da cimeira remota da Plataforma Ferroviária Portuguesa.
A empresa teme que nos próximos anos haja um “grande aumento de procura nas áreas urbanas” e que o material ao serviço se revele insuficiente. A contar com a chegada das 22 novas automotoras a partir de 2024, algumas destas unidades poderão ser usadas nas linhas urbanas, antecipou Nuno Freitas.
Das 22 novas automotoras para o serviço regional, 12 são híbridas (podem funcionar a diesel e a eletricidade); as restantes 10 são apenas elétricas. Um desvio do material do serviço regional para o urbano tem de ser compensado pelas renovadas automotoras da série 450, que vão ter um “novo conjunto motor-caixa” para reduzir as emissões.
Também será iniciado em 2021 o processo de modernização de 20 carruagens Corail, para reforçar a oferta no serviço Intercidades.
CP vai dar nova vida a comboios a gasóleo com 55 anos
Data: