Câmara de Carregal do Sal lamenta encerramento da delegação da Cruz Vermelha

Data:

O presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal lamentou hoje o encerramento da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Oliveira do Conde, que fechou na quarta-feira por ordem da direção nacional.
“A Câmara Municipal lamenta o encerramento das instalações da Delegação de Oliveira do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa, demonstrando a sua disponibilidade para prestar o seu apoio num processo de diálogo que venha a ser considerado necessário”, sintetiza uma nota de imprensa.
No comunicado, o presidente da Câmara assume que, “por se tratar de um assunto do foro interno e do funcionamento da Cruz Vermelha Portuguesa, e por esta entidade não fazer parte das entidades da Proteção Civil Municipal, sem embargo de ser convidada a participar em reuniões e noutras iniciativas, esta Câmara Municipal não tem legitimidade para intervir neste diferendo”.
Rogério Mota Abrantes refere que “a Câmara Municipal de Carregal do Sal tomou conhecimento de que a Direção Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa procedeu ao encerramento das instalações da Delegação de Oliveira do Conde da Cruz Vermelha Portuguesa”, decisão que “lamenta”.
Neste sentido, o autarca assume que “a Câmara Municipal tudo irá fazer para a permanência da Cruz Vermelha” no concelho de Carregal do Sal, “iniciando, desde já, contactos com a Direção Nacional” desta instituição de socorro.
“Por deliberação da direção nacional da Cruz Vermelha Portuguesa a 28 de janeiro de 2021, e para salvaguarda dos interesses institucionais, comunica-se que a Delegação de Oliveira do Conde encontra-se extinta”, revela uma nota de imprensa da CVP divulgada na quarta-feira.
O comunicado refere ainda que “os apoios à comunidade, até aqui prestados por esta estrutura, passarão a ser assegurados pelas delegações da CVP mais próximas”.
O Bloco de Esquerda (BE) manifestou “perplexidade e preocupação” com este encerramento e, numa nota de imprensa, destaca o “serviço público exemplar, nomeadamente no transporte de doentes e na prestação de primeiros socorros”.
“Por isso, consideramos que a discussão, e a solução, devem ser desassociadas dos alegados desvios de fundos que envolveram a direção da delegação. (…) As preocupações agravam-se devido ao ‘timing’ do encerramento, em plena pandemia e quando são necessárias todas as estruturas disponíveis para este combate”, considera o BE.
A delegação da CVP de Oliveira do Conde, continua a nota de imprensa, “é um meio de socorro que serve pontos estratégicos do concelho, nomeadamente no eixo Carregal do Sal-Oliveira do Conde-Cabanas de Viriato, em coordenação com as duas corporações de bombeiros do concelho”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.