A Universidade da Madeira (UMa) integra o projeto internacional designado ‘Olive4All’, que visa sensibilizar a população para a cultura da oliveira como instrumento de desenvolvimento sustentável em França, na Grécia e em Portugal, indicou a instituição.
O ‘Olive4All – Património da Oliveira para o Desenvolvimento Sustentável: Sensibilização da Comunidade para o Património Vivo’ – é coordenado pela Universidade de Avignon, França, e conta com vários parceiros não académicos em cada um desses países, entre os quais a empresa Madeira Wine Company.
A Universidade da Madeira explica que integra o projeto na qualidade de polo da rede nacional CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, que associa 17 instituições (universidades e politécnicos) e envolve mais de 200 investigadores.
A Madeira Wine Company vai colaborar, por seu lado, com o CiTUR-Madeira no âmbito de um estudo que tem por objetivo avaliar a viabilidade da transferência de conhecimento entre os setores vitivinícola e oleícola no que toca à exploração turística de produtos agroalimentares enquanto patrimónios vivos.
De acordo com a Universidade da Madeira, ‘Olive4All’ é financiado pelo programa europeu Joint Programming Iniciative Cultural Heritage and Global Change (JPI CH) e visa explorar como o património oleícola se pode tornar num instrumento de desenvolvimento sustentável nos três países envolvidos.
Universidade da Madeira integra projeto internacional sobre cultura da oliveira
Data: