Este ano o Festival do Butelo e o Carnaval dos Caretos de Bragança serão ‘online’

Data:

Este ano, a pandemia de Covid-19 levou o Município de Bragança a decidir promover o Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos apenas em formato digital.
“Um evento criativo e inovador, que vai realizar-se na casa de todos os portugueses, a qualquer hora, a partir de qualquer lugar e à distância de um simples clique”, detalha o executivo autárquico num comunicado enviado ao ‘Mundo Português’.
Os eventos, iniciados a 01 de fevereiro, acontecem “de forma irreverente”, pretendendo “contrariar os obstáculos e dificuldades originados pela Covid-19”, e podem assim ser acompanhados em todo o país, até 16 de fevereiro.
É através de um conjunto de iniciativas, online, que o Município de Bragança promove o Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos em 2021, com o objetivo primordial de apoiar – “dentro das possibilidades que permite a atual situação pandémica” – os produtores locais e de continuar a dinamizar a cultura e as tradições brigantinas, destaca
O Festival do Butelo e das Casulas realiza-se ‘online’, através da plataforma Dott, e conta com a participação de 17 produtores do concelho de Bragança, que estarão a comercializar produtos, como fumeiro (butelo, salpicões e chouriças), casulas, azeite, bebidas (vinho e licores), mel e artesanato regional.
Este investimento, na ordem dos 14 mil euros, é suportado pelo Município de Bragança.
“Também a partir de casa, os apreciadores da boa gastronomia podem aprender a confecionar alguns pratos à base de produtos locais, com destaque para o butelo e casulas, a castanha e o mel, com chefs que vão ‘colocar aos mãos na massa’ e revelar alguns dos seus segredos na cozinha”, revela o comunicado da autarquia.
Já o Carnaval dos Caretos 2021 vai chegar a todos os portugueses, também, de forma digital, através de iniciativas, como oficinas pedagógicas, destinadas, sobretudo, à comunidade escolar, a exposição de um artesão de máscaras e a atividade ‘Diálogos com Arte’.
Assim, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, os mais pequenos, e toda a comunidade escolar, podem aprender, online e sob a orientação de artesãos, a construir máscaras em lata e fatos de caretos do território de Bragança.
A 13 de fevereiro, vai decorrer a inauguração ‘Máscara: o ser e o fazer’, do artesão Isidro Rodrigues, no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, seguida de ‘Diálogos com Arte’, com António Tiza e Isidro Rodrigues. Iniciativas transmitidas através do Facebook do Município de Bragança.
No último dia, a 16 de fevereiro, o ator André Gago vai falar sobre ‘O Papel da Máscara no Teatro’, em Diálogos com Arte, também através do Facebook do Município.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.