Carregamentos já começaram a ser pagos e os cálculos são da Associação Utilizadores de Veículos Eléctricos. Apesar de tudo sai sempre mais barato carregar um elétrico do que um gasolina ou até mesmo gasóleo Fique a saber quanto
Os carregamentos ‘rápidos’ dos carros elétricos começaram a ser pagos no início deste mês. A fatura total varia de operadora para operadora, uma vez que inclui três parcelas: o custo do operador do posto de carregamento, o custo do comercializador de eletricidade para a mobilidade elétrica e, ainda, taxas e impostos.
Neste âmbito, a Associação Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE) calculou os diferentes preços para o carregamento de um veículo elétrico em quatro operadoras de energia: Galp, Edp, Prio e eVaz. Estas foram as únicas que até agora divulgaram os seus tarifários, segundo a UVE.
As simulações, saliente-se, têm como cenário um carregamento de meia hora, de 15kWh/100km com uma tarifa bi-horária (fora de vazio), pode ler-se no estudo divulgado pela associação.
Ainda assim, segundo a associação, os carregamentos podem variar mediante o modelo do veículo, a temperatura e o estado da carga.
Qual é a diferença para um carro a gasolina?
“Quanto nos vai custar carregar o veículo elétrico? Será sempre mais barato que abastecer um carro com motor de combustão interna, seja ele a gasolina ou a gasóleo”, começa por explicar a associação.
De acordo com um comparativo divulgado pela UVE, o custo médio para percorrer 100 km com um carro a gasolina é de 12 euros, ao passo que o custo para percorrer a mesma distância, mas com um carro elétrico, é de seis euros no caso de um carregamento PCR (ponto de carregamento rápido) e de três euros no caso de um carregamento em casa tarifa simples.