Em 2020, em plena pandemia da Covid-19, o restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada, foi audaz no plano de contingência: se, por um lado, foi dos primeiros a fechar portas, para proteger os seus colaboradores e clientes, foi também dos primeiros a (re)agir em prol do sector da restauração, apostando no serviço de take away e, acima de tudo, de entregas ao domicílio, não apenas na região, mas de norte a sul do país.
Uma reação rápida e eficaz que valeu ao Rei dos Leitões o reconhecimento dos seus clientes, de alguns dos seus pares e uma legião de novos comensais “à distância” de um pedido por telefone. Esta iniciativa foi amplamente difundida nos media e nas redes sociais, até pelo facto de ser um restaurante da Bairrada, no Centro de Portugal, e não um grupo de restauração com “braços” espalhados pelo país. Mesmo depois de abrirem, em Maio de 2020, o serviço de take away e entregas ao domicílio manteve-se.
Com este novo confinamento foi tempo de continuar a fazer diferente e a acrescentar valor a quem não prescinde de uma boa refeição, com iguarias territoriais, como é o caso do leitão assado à Bairrada. A convite dos próprios, o Rei dos Leitões estabeleceu parcerias com os restaurantes Solar dos Presuntos, em Lisboa, e Os Lusíadas, em Matosinhos. Se ao restaurante da capital o leitão do Rei faz entregas às quartas-feiras e sábados ao almoço, no parceiro do Grande Porto este é um dos pratos principais ao jantar de sexta-feira e ao almoço de domingo. As encomendas são feitas diretamente com os restaurantes em questão.
Licínia Ferreira e António Paulo Rodrigues, dupla de proprietários do Rei dos Leitões, são amigos de longa data de Pedro Cardoso – proprietário do Solar dos Presuntos, um dos mais famosos restaurantes lisboetas –, que lhes lançou este desafio. Uma parceria que foi anunciada nas redes socias do Rei dos Leitões, o que catapultou para um segundo convite, desta feita vindo do restaurante Os Lusíadas, cuja especialidade são peixes e mariscos, sendo o leitão um complemento de Rei!
Fora dos dias do circuito destas parcerias, o Rei dos Leitões mantém o “ritual” de entregas, desta feita com as encomendas a serem feitas diretamente através dos contactos reidosleitoes@reidosleitoes.com.pt ou 968 123 084. A partir do dia 06 de Fevereiro, dia de regresso de férias, ao leitão juntam-se peixes e mariscos da costa, carnes a preceito e alguns dos já famosos doces da chefe pasteleira Lídia Ribeiro. Também o vinho pode ser incluído no pedido ou não tivesse o Rei dos Leitões uma das maiores e melhores garrafeiras do país, com mais de 3000 referências.
Sobre o restaurante Rei dos Leitões:
Inaugurado a 15 de Maio de 1947 (Dia de Ascensão), na emblemática reta da Mealhada, na Bairrada, o Rei dos Leitões começou por ser uma pequena tasca, no verdadeiro sentido da palavra, até ao dia em que os tios da atual proprietária, Licínia Ferreira, decidiram assar um leitão. O resultado está à vista mais de 70 anos depois, com um espaço que continua a crescer sem esquecer o legado herdado. Após várias remodelações e diversos ajustes na decoração interior e exterior, o Rei dos Leitões tornou-se um dos mais apetecíveis e procurados restaurantes da região e um embaixador daquela que é uma das ‘7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa’, o leitão. Aos fornos ainda aquecidos a madeira (videiras de Baga) e casca de eucalipto junta-se um serviço de excelência, quer ao nível do atendimento, quer dos produtos confecionados que vão muito para além da iguaria principal. O ano de 2011 marcou o ponto de viragem desta emblemática casa, com a aposta numa relação ímpar entre a tradição e inovação. A visão e missão do Rei dos Leitões é reconhecida ano após ano, tendo sido certificada pelo IAPMEI, em parceria com o Banco Santander, como PME Excelência. Facto a juntar às inúmeras distinções alcançadas nos últimos anos, com destaque para o galardão de ‘Melhor Restaurante de Cozinha Tradicional’, pela Revista de Vinhos, em 2014; o prémio de ‘Restaurante com Melhor Carta de Vinhos’, no concurso com esse fim realizado no âmbito do ‘Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada 2015’; a atribuição de ‘Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos’ pela revista WINE – A Essência do Vinho nos seus ‘Melhores do Ano 2016’; o ‘Prémio David Lopes Ramos’, atribuído por ocasião dos ‘Prémios Grandes Escolhas’ de 2019; e o ‘Garfo de Ouro’ do Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso conquistado pelo quatro ano consecutivo: 2017, 2018, 2019 e 2020. Com três salas – a principal, a ‘Sala dos Amigos do Rei’ e a ‘Sala do Rei’ –, o Rei dos Leitões fecha à terça-feira ao jantar e à quarta-feira, assim como nas pausas destinadas a férias e obras de manutenção e melhoria.