Este ano, a pandemia de Covid-19 levou o Município de Bragança a decidir promover o Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos apenas em formato digital.
“Um evento criativo e inovador, que vai realizar-se na casa de todos os portugueses, a qualquer hora, a partir de qualquer lugar e à distância de um simples clique”, detalha o executivo autárquico num comunicado enviado ao ‘Mundo Português’.
Os eventos, iniciados a 01 de fevereiro, acontecem “de forma irreverente”, pretendendo “contrariar os obstáculos e dificuldades originados pela Covid-19”, e podem assim ser acompanhados em todo o país, até 16 de fevereiro.
É através de um conjunto de iniciativas, online, que o Município de Bragança promove o Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos em 2021, com o objetivo primordial de apoiar – “dentro das possibilidades que permite a atual situação pandémica” – os produtores locais e de continuar a dinamizar a cultura e as tradições brigantinas, destaca
O Festival do Butelo e das Casulas realiza-se ‘online’, através da plataforma Dott, e conta com a participação de 17 produtores do concelho de Bragança, que estarão a comercializar produtos, como fumeiro (butelo, salpicões e chouriças), casulas, azeite, bebidas (vinho e licores), mel e artesanato regional.
Este investimento, na ordem dos 14 mil euros, é suportado pelo Município de Bragança.
“Também a partir de casa, os apreciadores da boa gastronomia podem aprender a confecionar alguns pratos à base de produtos locais, com destaque para o butelo e casulas, a castanha e o mel, com chefs que vão ‘colocar aos mãos na massa’ e revelar alguns dos seus segredos na cozinha”, revela o comunicado da autarquia.
Já o Carnaval dos Caretos 2021 vai chegar a todos os portugueses, também, de forma digital, através de iniciativas, como oficinas pedagógicas, destinadas, sobretudo, à comunidade escolar, a exposição de um artesão de máscaras e a atividade ‘Diálogos com Arte’.
Assim, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, os mais pequenos, e toda a comunidade escolar, podem aprender, online e sob a orientação de artesãos, a construir máscaras em lata e fatos de caretos do território de Bragança.
A 13 de fevereiro, vai decorrer a inauguração ‘Máscara: o ser e o fazer’, do artesão Isidro Rodrigues, no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, seguida de ‘Diálogos com Arte’, com António Tiza e Isidro Rodrigues. Iniciativas transmitidas através do Facebook do Município de Bragança.
No último dia, a 16 de fevereiro, o ator André Gago vai falar sobre ‘O Papel da Máscara no Teatro’, em Diálogos com Arte, também através do Facebook do Município.
Este ano o Festival do Butelo e o Carnaval dos Caretos de Bragança serão ‘online’
