Cerca de 200 membros da comunidade académica da Universidade de Coimbra (UC), na maioria estudantes finalistas das Faculdade de Medicina e de Farmácia, estão a colaborar como voluntários no apoio à vigilância epidemiológica no âmbito da Covid-19, na região Centro do país.
Esta bolsa de voluntários, dinamizada pela UC em resposta às necessidades dos serviços de saúde, teve em consideração a atual situação epidemiológica e os constrangimentos causados pelo aumento exponencial de casos registados nas últimas semanas.
Em colaboração com o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), os voluntários mobilizados pela academia coimbrã – que incluem também docentes, investigadores e membros do corpo técnico – estão a apoiar a realização de inquéritos epidemiológicos, sob a gestão e supervisão de médicos de saúde pública, sendo o seu contributo essencial para cortar cadeias de transmissão da doença.
Respondendo ao apelo, a bolsa de voluntários da Universidade de Coimbra foi formada – em articulação com as direções da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Farmácia, do Centro de Neurociências e Biologia Celular e do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra da UC – e colocada ao dispor das autoridades de saúde em menos de 72 horas, estando grande parte dos voluntários em formação específica e a prestar já apoio a diversas unidades de saúde pública da Região Centro.
“Estamos sempre disponíveis a colaborar com as autoridades de saúde no combate à pandemia, como é exemplo o Laboratório de Análises Clínicas da UC, que já realizou dezenas de milhar de testes de diagnóstico da Covid-19 desde abril do ano passado.
De igual forma, através da investigação e na inovação, agregadas na plataforma ‘UC Against Covid-19’, queremos continuar a contribuir com o nosso conhecimento para a resolução dos problemas criados pela pandemia nas mais diversas áreas”, sublinha o reitor Amílcar Falcão.
João Pedro Pimentel, diretor do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro, vê a constituição desta bolsa de voluntários da Universidade de Coimbra como uma “mais-valia que irá certamente ajudar a optimizar a vigilância epidemiológica, ao juntarem-se às dezenas/centenas de profissionais que estão no terreno, procurando com sua ação a interrupção das cadeias de transmissão, com vista à diminuição do número de novos casos de Covid-19 e à redução da intensa procura dos serviços de urgência e internamento dos hospitais”.
“Este género de relação institucional entre a ARS Centro e a Universidade de Coimbra não é inédito, salientando-se antes um conjunto ações comuns que vem sendo desenvolvidas em prol da saúde da comunidade”, conclui.
Voluntários da Universidade de Coimbra apoiam vigilância à Covid-19
Data: