Esposende gastou mais de um milhão de euros no combate à pandemia

Data:

A Câmara de Esposende, no distrito de Braga, já gastou mais de um milhão de euros em equipamentos de proteção, ajudas socioeconómicas e despesas com pessoal para combater a pandemia de covid-19, afirmou o presidente da autarquia.
Benjamim Pereira salientou à Lusa que a autarquia “desde o primeiro momento tem prestado auxílio, apoio as instituições” do concelho, desde residências para idosos, bombeiros e policias.
O autarca destacou que, “além do dinheiro gasto e que a autarquia deixou de receber”, o concelho “está a sofrer” por causa da diminuição do turismo, uma “das principais atividades” da economia local.
“Nós já gastámos mais de um milhão de euros em material de proteção, exames, ajudas, isenções de taxas, de pagamentos de água e saneamento a munícipes e empresas, uma série de despesas que ainda não estão todas contabilizadas”, adiantou, referindo ainda que “foi necessário reforçar o pessoal afeto à Proteção Civil e isso também fez aumentar a despesa”.
Segundo Benjamim Pereira, “um milhão de euros é um valor elevado no orçamento do município [28 milhões de euros em 2020]”.
“Uma boa parte desta verba conseguimos ir buscar ao cancelamento das atividades, festas de verão. Foi uma opção que fizemos logo no início”, apontou.
Para o autarca, “é também preciso ter em conta que há receitas que a câmara deixa de receber” por força do impacto na economia local.
“Um dos setores mais fortes da nossa economia é o turismo. Com o fecho dos restaurantes, alojamento, diminuição do comércio, o tecido económico sofreu e isso também se refletiu nas receitas da autarquia”, descreveu.
Benjamim Pereira salientou que “agora é tempo de pensar” o pós-pandemia.
“Estamos a preparar a recuperação. O nosso foco agora é a ajuda aos munícipes, mas temos que pensar mais além e já estamos a preparar uma série de medidas”, adiantou.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.