A Câmara de Santarém está a garantir a entrega de refeições aos alunos dos escalões A e B da Ação Social Escolar, em articulação com os agrupamentos de escolas e as juntas de freguesia do concelho, disse fonte do município.
O diretor do departamento de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Santarém, Carlos Coutinho, disse à Lusa que ontem começaram a ser servidas um total de 80 refeições destinadas a alunos dos ensinos pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho, na sequência da decisão do Governo de encerrar as escolas por um período de 15 dias, uma das medidas para combater a propagação da covid-19.
Parte destas refeições estão a ser servidas nas 10 escolas que se mantêm abertas para acolherem os filhos dos funcionários de serviços essenciais – profissionais de saúde, das forças de segurança, bombeiros, funcionários de lares -, disse.
Noutras 15 escolas do concelho, os encarregados de educação dos alunos identificados pelos agrupamentos escolares podem levantar as refeições, disse, admitindo que o número possa vir a aumentar.
Em casos muito pontuais, em que comprovadamente as famílias não se podem deslocar à escola para ir buscar a refeição, esta é entregue em casa, adiantou.
Em comunicado, o município apela aos encarregados de educação dos alunos que ainda não tenham articulado com a escola a necessidade de manterem as refeições escolares para que contactem com os agrupamentos de escolas “para serem inseridos no plano de refeições em vigor”.
Carlos Coutinho afirmou que o município está também já a trabalhar com os agrupamentos de escolas na preparação do ensino à distância, estando a ser feito um levantamento sobre o estado dos computadores que foram entregues na primeira fase do confinamento.
Os cerca de 300 computadores adquiridos pelo município, bem como os ‘routers’ de acesso à Internet, estão na posse dos agrupamentos escolares, que irão fazer a sua gestão e entrega aos alunos que necessitem desses equipamentos para terem acesso às aulas ‘online’, havendo expectativa quanto ao anunciado reforço por parte do Ministério da Educação, disse.
Município e escolas de Santarém asseguram refeições para alunos mais vulneráveis
Data: