Municípios contabilizam entre 140 a 150 milhões em despesas com a pandemia

Data:

Os números são da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP): as autarquias gastaram entre 140 a 150 milhões de euros de despesa no combate à pandemia deCovid-19.

A ANMP defende uma compensação financeira aos municípios para enfrentar as dificuldades de tesouraria que estão a sentir.
“Até este momento, (a despesa) anda na ordem dos 140 a 150 milhões de euros”, afirmou o presidente da ANMP, Manuel Machado, que falava aos jornalistas, após uma reunião do conselho diretivo.
Segundo o responsável, é necessário encontrar “uma compensação financeira muito em breve”, defendendo que o fundo de recuperação da União Europeia – conhecido como ‘bazuca europeia’ – possa ser “também contribuinte líquido deste processo, porque há municípios que já estão com dificuldade em suportar os encargos assumidos”.
Manuel Machado realçou que é necessário reativar um grupo de trabalho entre a ANMP e a Direção-Geral das Autarquias Locais para encontrar uma forma de ressarcimento das despesas feitas pelos municípios no contexto da pandemia.
De acordo com o presidente da ANMP, na reunião de hoje foi também abordada a preocupação das autarquias com “projetos de portaria” por parte do Ministério da Cultura, em que se regista uma “intrusão” da administração central em áreas dos municípios.
Um desses projetos prevê que a Direção-Geral das Artes (DGArtes) passe a credenciar teatros e cineteatros o que seria uma substituição daquilo que é “a atribuição própria dos poderes autárquicos”, referiu.
“Não queremos substituir as funções da DGArtes, mas a licença de utilização de um edifício tem que ser feita com o envolvimento da câmara”, vincou, considerando que a DGArtes poderia designar um delegado que acompanhasse as comissões de vistoria.
Para Manuel Machado, caso a ideia fosse avante, poderia significar que “uma boa parte das salas de teatro e equipamentos culturais teria que fechar ou ficar dependente da burocracia da DGArtes”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.