Campanha de testes rápidos nas escolas começa na quarta-feira

Data:

O primeiro-ministro anunciou hoje que inicia-se na quarta-feira a campanha de testes rápidos nas escolas e adiantou que não hesitará em fechar estabelecimentos de ensino se verificar que a variante inglesa do novo coronavírus, mais contagiosa, tornou-se dominante.
António Costa falava na abertura do debate sobre política geral na Assembleia da República, após uma intervenção do líder parlamentar do PSD, Adão Silva, que foi muito crítica em relação à atuação do Governo no combate à epidemia deCovid-19.
“Neste momento, estamos a bater-nos para manter as escolas abertas, já que sabemos o enorme custo social que representa fechá-las. Na quarta-feira, vamos iniciar uma campanha de testes rápidos em todas as escolas, tendo em vista reforçar a segurança”, disse.
Se para a semana ou daqui a 15 dias se souber, ou até mesmo se já nesta quarta-feira se souber, por exemplo, que a estirpe inglesa se tornou dominante no país, então, muito provavelmente, vamos ter mesmo de fechar as escolas”, advertiu depois o líder do executivo.
Perante esta posição do primeiro-ministro, o presidente do Grupo Parlamentar do PSD lamentou que “só agora comece nas escolas a utilização dos testes rápidos”.
“Vendo que os grupos etários mais afetados são os jovens entre os 13 e os 25 anos, qual a razão para não ter começado mais cedo? E qual a razão para não ter iniciado no começo do ano letivo a distribuição de computadores, com a instalação de redes informáticas, que vossa excelência prometeu em abril de 2020?”, questionou Adão Silva.
“Se encontrar razões técnicas para o encerramento das escolas – os técnicos dizem que há -, o PSD nunca dirá que o primeiro-ministro recuou. Dirá que, finalmente, tomou uma decisão certa”, declarou o presidente do Grupo Parlamentar do PSD, antes de ter criticado António Costa por ter ficado em silêncio na noite de domingo passado, quando já era “evidente” que o confinamento não estava a ser cumprido por muitos portugueses.
Na reação a estas críticas, o líder do executivo comentou que seria bom que a única dúvida que tivesse na sua consciência “fosse entre falar ao país no domingo à noite ou reunir o Conselho de Ministros à segunda-feira”.
No que respeita à distribuição de computadores, António Costa assumiu que “o Governo não cumpriu o seu objetivo”.
“Foram distribuídos até agora cem mil computadores que cobriram todos os alunos dos escalões A e B. Temos já adjudicados os 350 mil computadores restantes”, disse.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.