Covid-19: PIB da Alemanha cai 5% em 2020 e é o maior recuo desde a crise financeira

Data:

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha caiu 5% em 2020 devido ao impacto da pandemia da covid-19, a maior contração desde a crise financeira de 2008-2009, informou hoje a agência de estatísticas federal alemã, Destatis.

O presidente da Destatis, Georg Thiel, admitiu que a economia alemã foi “gravemente afetada” pelas consequências da pandemia.

A queda do PIB no ano passado é ligeiramente inferior à, recentemente, estimada pelo Bundesbank, banco central alemão, que tinha previsto que a economia iria contrair-se 5,5% em 2020, quando emitiu as suas previsões em dezembro passado.

O Bundesbank previu que a economia alemã cresceria 3% em 2021 e 4,5% em 2022.

No ano passado, a economia alemã sofreu as consequências da pandemia “em praticamente todos os setores”, tanto no dos serviços como na produção de bens, afirmou a Destatis.

O declínio do PIB em 2020 segue-se ao aumento de 0,6% em 2019 e a maior queda até agora ocorreu em 2009, quando a economia alemã se contraiu 5,7% devido à crise financeira.

Os dados oficiais indicam que a situação económica foi particularmente negativa em 2020 na área dos serviços, que registou “quedas sem precedentes”, e a Destatis indicou que a pandemia também tinha atingido o comércio, os transportes e a indústria hoteleira de forma particularmente dura.

Globalmente, estes setores registaram um declínio de 6,3% em 2020 e os dados oficiais indicam que, em contraste, o comércio via Internet registou um aumento. A Destatis confirma que o setor do turismo registou uma queda “histórica” no ano passado.

A contração em 2020 também teve as suas consequências negativas na área do emprego, tendo terminado 14 anos consecutivos de crescimento do emprego no país: em 2020 havia menos 1,1% de pessoas a trabalhar (477.000 menos do que em 2019).

 

 

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.