Concluída a reabilitação de duas ruas em Viana do Castelo

Data:

A Câmara Municipal de Viana do Castelo já terminou a empreitada de reabilitação urbana da Rua Ziguinchor e Rua Cidade de Recife, em Monserrate. A requalificação das duas artérias integrou uma empreitada com um valor superior a 1,135 milhões de euros, que incluiu ainda o Largo João da Rocha.
A obra teve como objetivos a beneficiação das vias de circulação viária e pedonal e a infraestruturação das redes públicas, visando responder à necessidade de revitalizar este conjunto de arruamentos da freguesia da Monserrate.
Assim, a requalificação incluiu uma série de benfeitorias que reabilitaram o espaço público envolvente, desenhando novos espaços canais (viários e pedonais), implementando novos propósitos organizativos, objetivando a revitalização da malha urbana poente da cidade.
Nas três artérias, as obras substituíram as infraestruturas de água e saneamento, infraestruturas de gás, telecomunicações e renovaram a iluminação pública e o mobiliário urbano.
Estas obras aconteceram no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, candidatura aprovada e que permitiu à autarquia investir 20 milhões de euros em 30 diferentes projetos, cuja intervenção está focada nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU).
Financiado pelo Portugal 2020, o PEDU visa a qualificação do sistema urbano, mediante três diferentes planos: o Plano de Mobilidade Sustentável, o Plano de Ação de Regeneração Urbana e o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.
A primeira ARU criada pela autarquia foi para o Centro Histórico, abrangendo o núcleo medieval da cidade, em 2013, e desde então já foram criadas mais oito áreas. Existem, assim, as ARU da Cidade Poente, ARU de Darque e ARU da Frente Ribeirinha de Viana do Castelo, lançadas em 2015. Já em 2017 foram criadas mais três áreas, nomeadamente ARU da Cidade Norte, envolvendo freguesias de Santa Maria Maior e Meadela, a ARU Frente Atlântica, nas freguesias de Areosa e Monserrate, e a ARU da Frente Marítima da Amorosa, na freguesia de Chafé. Já em 2019, foi aprovada a ARU da freguesia de Alvarães e em 2020 a ARU de Barroselas.
Adotada como estratégia pelo Município de Viana do Castelo, a reabilitação urbana assume-se como uma política municipal com reconhecido valor, com indicadores e resultados reconhecidos nacionalmente.

Viana do Castelo, 7 de janeiro de 2021
Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.