A Câmara Municipal de Évora ativou no dia 07 o plano de contingência para apoiar os cerca de 40 sem-abrigo existentes no concelho, devido ao tempo frio, disponibilizando abrigo e alimentação. O plano é ativado, pela Proteção Civil Municipal, sempre que existe “uma situação de risco”, ou seja, “quando as temperaturas mínimas são inferiores a um grau” num período “de dois dias”, explicou o presidente da câmara, Carlos Pinto de Sá.
A duração da medida pode ser antecipada ou prolongada de acordo com as previsões meteorológicas, mais precisamente “enquanto durar este tempo frio”, disse o autarca. Carlos Pinto de Sá indicou que a ativação do plano de contingência implica, “fundamentalmente, a disponibilização de um espaço”, que no caso de Évora é o Monte Alentejano, no Rossio de S. Brás, aberto aos sem-abrigo, onde poderão “pernoitar e tomar refeições”.
“O Monte Alentejano vai estar aberto durante o dia e à noite, com condições para receber as pessoas que queiram pernoitar. Ninguém é obrigado, naturalmente, é apenas para os que aí se quiserem dirigir”, assinalou o autarca.
Com a ativação do plano de contingência por parte da câmara, é notificado “um conjunto de entidades”, como a Segurança Social, a Cruz Vermelha Portuguesa e associações de apoio aos sem-abrigo”, que depois se encarregam da “operacionalização do espaço de acolhimento”, acrescentou.
Câmara de Évora ativou plano para sem-abrigo devido ao frio
Data: