Estudo vai avaliar aceitação e adesão de portugueses à vacina

Data:

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a realizar um estudo de âmbito nacional para perceber a potencial aceitação e adesão da população portuguesa à nova vacina contra a Covid-19.
Segundo a investigadora Rute Sampaio, “a opinião pública e a confiança nesta terapêutica são determinantes para se alcançar uma imunização das comunidades, objetivo fundamental para a erradicação da pandemia”.
Por esse motivo, os investigadores da FMUP e do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) acreditam ser “imperativo a existência de uma estratégia de informação” que potencie uma maior confiança.
Caso contrário, “a disponibilização de uma vacina eficaz, por si só, pode não ser suficiente”, alertam os investigadores.
Combater a desinformação e a desconfiança associada ao desenvolvimento da vacina tornam-se, de acordo com Rute Sampaio, “os grandes desafios que se impõem no momento”.
O fenómeno denominado como “hesitação à vacinação” foi inclusive identificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das dez maiores ameaças à saúde global pré-pandemia.
“Todo o contexto de investigação impôs um ritmo muito acelerado e gerou uma certa ansiedade e até desconfiança que pode comprometer a aceitação da vacina. As autoridades devem estar preparadas para lidar com esta hesitação e, portanto, é fundamental disseminar a informação”, sustentou a investigadora.
Em declarações à Lusa, Rute Sampaio considerou que “muitas dúvidas ainda permanecem e uma grande faixa da população ainda não tem acesso a essa informação que sabemos que é determinante”.
“Com o estudo pretendemos avaliar não só a potencial aceitação da vacina como a própria adesão terapêutica à vacina”, frisou.
O projeto da FMUP envolve a realização de um inquérito online aberto a toda a população com mais de 18 anos.
Até ao final de janeiro, os participantes são convidados a responder, de forma anónima, a um conjunto de perguntas relacionadas com o impacto da pandemia nas suas vidas e sobre a perceção da eficácia e do grau de informação sobre o tema.
Os resultados do estudo serão partilhados com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e podem tornar-se um contributo para intervenções que ajudem a população a equilibrar os riscos e benefícios associados à nova vacina.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.