Açores recebe no início de fevereiro o próximo lote de vacinas contra a Covid-19

Data:

O próximo lote de vacinas contra a Covid-19 para os Açores deverá chegar ao arquipélago na primeira semana de fevereiro, altura em que a vacinação será alargada às ilhas onde ainda não foi iniciada, revelou o Governo Regional.
“A informação que temos é que chegarão novas vacinas na primeira semana de fevereiro e essas sim já serão distribuídas pelas outras ilhas, de acordo com os critérios identificados pelo Governo Regional e que constam do Plano Regional de Vacinação”, adiantou o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.
A vacinação contra a Covid-19 nos Açores arrancou no dia 31 de dezembro de 2020, nos lares de idosos das ilhas Terceira e São Miguel, as duas em que foi detetada transmissão comunitária no arquipélago.
“As vacinas chegaram aos Açores na noite de 30 de dezembro, no dia 31 já estavam a ser transportadas para Ponta Delgada e pelas 10h estava iniciado o processo de vacinação na ilha de São Miguel e na ilha Terceira, com a vacinação dos utentes dos lares e respetivos profissionais”, sublinhou Clélio Meneses.
O processo foi alargado, entretanto, também a profissionais do Serviço Regional de Saúde e, segundo o governante, “esta semana ficam vacinados mais de 5.000 açorianos”.
O secretário regional da Saúde ressalvou, no entanto, que a evolução do processo de vacinação está dependente dos fornecedores.
“Pela informação que temos, o novo lote chegará, em princípio, na primeira semana de fevereiro. Estes números e estas datas são sempre relativos, porque não dependem de nós. O que depende de nós é, depois de chegar à região, a forma como é administrada a vacina nos Açores e aos açorianos”, sublinhou.
O executivo açoriano anunciou ontem a implementação de medidas restritivas, durante o novo estado de emergência, apenas na ilha de São Miguel, como a limitação de ajuntamentos na via pública a mais de quatro pessoas, o encerramento de cafés e restaurantes às 15h e a implementação do ensino à distância para todos os estabelecimentos de ensino.
Haverá ainda proibição de circulação entre as 23h e as 05h nos dias de semana e a partir das 15h ao fim de semana, o encerramento do comércio local e centros comerciais às 20h, e a obrigatoriedade de teletrabalho, sempre que as funções e a atividade o permitam para pessoas com mais de 60 anos ou que tenham determinadas patologias.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.