Açores reivindica reforço de verbas comunitárias para a agricultura

Data:

O secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo dos Açores, António Ventura, reivindica um reforço de fundos comunitários para o setor na região em 2021, para colmatar o impacto económico da pandemia de Covid-19.
“O que está previsto é uma transferência de 56 milhões de euros, que é o correspondente a cerca de 7,5% das verbas nacionais, mas nós consideramos, tendo em conta as dificuldades que os Açores atravessam relativamente à questão da pandemia e outras que têm vindo a persistir, designadamente a necessidade de fixar jovens, a necessidade de criar emprego, o despovoamento das ilhas, que é preciso um montante superior”, avançou, em declarações aos jornalistas.
António Ventura falava ontem após uma reunião, por videoconferência, com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e defendeu que a agricultura pode ser “um motor da recuperação económica” dos Açores.
“Eu acho que 56 milhões não é suficiente. Nós queremos um valor superior. Não vou avançar com um montante agora, porque não quero prejudicar a negociação, mas nós não nos contentamos com 56 milhões para 2021, queremos mais”, salientou.
Se não houver abertura por parte do Governo da República, António Ventura admitiu recorrer ao parlamento açoriano e à Assembleia da República para “fazer vincar” a “necessidade de desenvolvimento dos Açores”.
O secretário regional da Agricultura reivindicou, por outro lado, a abertura de candidaturas ao Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (VITIS) para os Açores em 2021, alegando que a região não pode ser prejudicada por um “mau negócio” do anterior Governo Regional.
Segundo António Ventura, o aviso nacional para este programa é de 50 milhões de euros e os Açores teriam acesso a 8% desse montante (quatro milhões de euros), mas como em 2020 foram antecipados 800 mil euros, este ano não serão abertas candidaturas para a região.
“Há uma dinâmica do setor instalada nos Açores. Ainda há cerca de 700 hectares de vinha para reestruturar. Pelo nosso cálculo, é preciso 17 milhões de euros e, portanto, este percurso que se está a fazer, que é preciso ampliar, não pode ser parado”, frisou.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.