Portugal foi o quarto maior produtor de vinho na União Europeia (UE) em 2019, com setecentos milhões de litros, uma fatia de 5% do total de uma tabela liderada pela Itália, segundo dados divulgados pelo Eurostat.
De acordo com o gabinete estatístico europeu, no ano passado a UE produziu 15,8 mil milhões de litros de vinho – categoria que inclui champanhe, espumante, porto, madeira, xerês e mosto de uva.
Itália lidera a produção (5,5 mil milhões de litros, 35%), seguida por Espanha (4,3 mil milhões de litros, 27%), França (3,4 mil milhões, 21%), Portugal (setecentos milhões de litros, 5%), Alemanha (setecentos milhões, 4%) e Hungria (quatrocentos milhões).
Segundo o portal Pordata, Portugal produziu 6,526 mil hectolitros de vinho em 2019.
Em 2019, os Estados-Membros da UE exportaram 7,1 mil milhões de litros de vinho. Quase metade deste vinho foi exportado para países fora da UE – 3,1 mil milhões de litros, ou 43% do total das exportações de vinho -, principalmente para o Reino Unido (0,69 mil milhões de litros, ou 22% das exportações extra-UE) e os Estados Unidos Estados (0,65 mil milhões de litros, 21%), seguidos pela Rússia (0,28 mil milhões de litros, 9%) e China (0,25 mil milhões de litros, 8%).
Os principais parceiros das exportações de vinho da UE são o Reino Unido e os Estados Unidos, que pesam 44% do total.
No final de dezembro, no discurso de encerramento do Fórum Anual Vinhos de Portugal, a Ministra da Agricultura sublinhou a resiliência do setor do vinho e a importância que tem para as exportações portuguesas, apesar da turbulência e as condicionantes provocadas pela pandemia da Covid-19, a que o setor não escapou, nomeadamente pelo encerramento e constrangimentos do canal Horeca.
Maria do Céu Antunes disse ainda que a área de Governo da Agricultura continua a trabalhar para que a quebra expectável na produção, que este ano se situa em 3%, muito devido às condições climatéricas adversas, possa ser minimizada, e assegurou uma relação próxima e direta com o setor.
Para atenuar os efeitos da pandemia de Covid-19, o Governo lançou várias medidas de apoio, em parceria com o setor, incluindo um pacote de 18 milhões de euros de medidas de crise.
Portugal é o quarto maior produtor de vinho da União Europeia
