Associação portuguesa em França lança campanha de recolha de fundos

Data:

A Vivências do Minho, sediada em Tourcoing, França, lançou uma campanha para recolher fundos, mas sobretudo para angariar novos membros e sensibilizar para a importância da cultura portuguesa, revelou uma responsável da associação.Em declarações à agência Lusa, Virginie Vila Verde, secretária-tesoureira da associação, explicou que o mote da campanha – ‘Pelo preço de um hambúrguer, podes salvar uma associação’ – surgiu de uma conversa com um sócio sobre a quota de 10 euros.
Assim nasceu o conceito da hashtag #pourleprixdunMcdotusauvesuneasso (literalmente pelo preço de uma refeição no McDonald’s tu salvas uma associação) que acompanha o pedido de ajuda desta associação portuguesa e que tem feito sucesso nas redes sociais.
“(A campanha) começou entre o Natal e Ano Novo e o balanço é positivo porque estamos a ter visibilidade”, disse Virginie Vila Verde, que gere também as redes sociais da associação.
No entanto, o intuito da campanha vai para além da angariação de fundos. “É uma sensibilização para o facto de o movimento cultural estar a morrer. Nós somos poucos e nem sempre conseguimos investir nos materiais que nos permitem fazer um trabalho mais aprofundado”, declarou. Apesar de ser uma das cidades em França com mais portugueses, Virginie Vila Verde considera “que não há movimento para manter a cultura portuguesa” em Tourcoing e afirma que desde o início da pandemia já perdeu metade dos efetivos do seu rancho.
“Se não há voluntários, não há associações. Se não há associações, não há aulas de português, não há folclore, nem animações, nem festas”, resumiu a associativista.
Devido às atuais condições sanitárias em França, este rancho que recria quadros de vida do Minho nos inícios do século XX teve pouca atividade em 2020, já que em muitos períodos nem os ensaios foram permitidos, mas não ficou parado.
“Fomos fazer passeios, fomos fazer visitas culturais e até ensaiámos ao ar livre. Também participámos nalguns desafios nas redes sociais ligados à dança”, concluiu Virginie Vila Verde.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.