O executivo municipal aprovou,em reunião de executivo, mais um conjunto de apoios às juntas e uniões de freguesias no valor de 150 mil euros. No total, em 2020, a autarquia transferiu 2.7 milhões de euros para investimentos de iniciativa das juntas de freguesia.
A proposta ontem aprovada diz respeito a alargamento de caminhos, pavimentações, arranjos exteriores, reconstruções diversas, entre outras, no valor total de 150 mil euros. Esta proposta integra a política que tem vindo a ser desenvolvida no âmbito da coesão territorial.
Para o vereador do Pelouro, Luís Nobre, estas medidas enquadram o espírito de colaboração técnica e financeira que a autarquia tem com todas as juntas de freguesia e uniões de freguesia do concelho e são para apoiar a execução de obras da iniciativa das juntas e uniões de freguesia. Só em 2020, revela o vereador, foram transferidos 2.7 milhões de euros, “meios financeiros fundamentais para o desenvolvimento coeso do concelho de Viana do Castelo”.
Este esforço financeiro está agora também plasmado no Plano e Orçamento para o próximo ano, onde a Coesão Territorial e o desenvolvimento das freguesias terão em 2021 um acréscimo orçamental de 10%, em valor de investimento global, para obras de intervenção direta das freguesias.
“As Uniões e Juntas de Freguesia terão os meios necessários para poderem continuar a postar na qualidade de vida dos seus fregueses nomeadamente em obras de beneficiação de espaços públicos, arruamentos, equipamentos culturais, de utilização pública e desportivos”, pode ler-se no documento já aprovado em reunião e assembleia municipais.
Viana do Castelo, 18 de dezembro de 2019
Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Relacionadas
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, recebeu ontem uma comitiva de investidores do Irão, Gana, Argélia e Marrocos que se encontra a visitar o Alto Minho no âmbito do projeto Export Improving Minho. No encontro, o autarca teve a possibilidade de apresentar as potencialidades da região, enquadrando os incentivos criados pelo Município para atração de empresas e de investidores, bem como as infraestruturas de…
Foi assinado o auto de doação do quadro a óleo sobre tela “Havemos de ir a Viana” ao Município de Viana do Castelo. O auto de doação foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e pela artista Mariana Homem de Mello, num momento que contou também com a presença a Vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro.
A atividade empresarial no concelho de Viana do Castelo representa atualmente um volume de negócios de 2,8 mil milhões de euros (INE, 2017), correspondendo a 48% do total do Alto Minho. No período entre 2013 e 2017, foi registado um crescimento da atividade de 13%. Para este exponencial crescimento, os clusters de maior relevância, assegurando 80% do valor total, correspondem a Papel, Construção/Imobiliário, Eólico, Comércio, Componentes Automóvel, Metalomecânica/Metalúrgica e Bens…
Em Viana do Castelo, um total de 8.878 famílias já aderiram ao projeto Viana Abraça e receberam um balde doméstico para promover a compostagem de resíduos orgânicos. Recorde-se que a Câmara Municipal, através dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), tem em curso o projeto que promove a compostagem e a separação de resíduos orgânicos.