Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa recupera linhas de água e galerias ripícolas

Data:

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) está a recuperar linhas de água e galerias ripícolas na sua área territorial com o objetivo de minorar a vulnerabilidade aos impactos das alterações climáticas, foi anunciado.
“Este projeto da CIMBB, para além de garantir a concretização dos objetivos e metas de adaptação às alterações climáticas definidas nos instrumentos de gestão territorial, constitui um importante contributo para maximizar as funções ambientais e sociais proporcionadas pelas linhas de água em processo de intervenção, nomeadamente no que diz respeito à qualidade da água e à melhoria da biodiversidade, um exemplo que pode ser replicável à escala local, regional e nacional”, explica, em comunicado, a CIMBB.
Esta intervenção resulta da aprovação da candidatura “BEIRA BAIXA3AC” pelo Fundo Ambiental, que, no seu conjunto, envolve cerca de 200 mil euros.
As linhas de água intervencionadas, nesta fase, são a Ribeira de Almaceda (Castelo Branco), Rio Ponsul (Idanha-a-Nova), Ribeira da Roda (Oleiros), Ribeira da Bazágueda (Penamacor), o Rio Ocreza (Proença-a-Nova) e a Ribeira do Enxarrique (Vila Velha de Ródão).
“A limpeza seletiva, desobstrução dos leitos e a estabilização das margens irão contribuir para restaurar a capacidade de escoamento de águas, aumentar a capacidade de resiliência às alterações climáticas, valorizando os recursos hídricos da Beira Baixa e o seu papel como motor da competitividade e sustentabilidade da região”, lê-se na nota.
A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

CIM Médio Tejo investe 1,8ME em sistema de bicicletas para uso público
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo vai investir 1,8 milhões de euros num sistema intermunicipal de bicicletas para uso público, segundo o anúncio do concurso, publicado, que indica um prazo de execução de dois anos.
Na descrição do objeto do contrato a celebrar com a CIM do Médio Tejo está a “aquisição de bens e serviços referentes ao planeamento, implementação, gestão, operação e avaliação do sistema intermunicipal de bicicletas partilhadas para uso público no Médio Tejo – 1ª fase”, sendo o preço base do procedimento para “Aquisição de Bens Móveis” de 1.850.000.00 euros” e o prazo de resposta ao concurso de 30 dias, pode ler-se no documento publicado em Diário da República.
A CIMT do Médio Tejo tem sede em Tomar, no distrito de Santarém, e agrega 13 municípios, sendo este projeto destinado a nove concelhos da região, envolvendo, nomeadamente, os concelhos de Alcanena, Constância, Entroncamento, Mação, Ourém, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.
Em nota de imprensa, a CIM do Médio Tejo, justificando este projeto de investimento, destaca “estar atenta” às “questões ambientais e à importância da descarbonização da região”, sendo este sistema intermunicipal de bicicletas partilhadas “mais um passo significativo nestes âmbitos”.
No global, segundo a CIM, “nesta primeira fase do projeto, prevê-se a aquisição de 251 bicicletas elétricas e 45 bicicletas convencionais”, sendo “implementadas no território 62 estações de parqueamento e carregamento”, distribuídas por nove concelhos do Médio Tejo.
Com este projeto, “pretende-se dotar o Médio Tejo de um serviço público que incentive a mobilidade clicável na região e que contribua para a descarbonização”, tendo a CIM perspetivado que o arranque do serviço “ocorra ainda durante o ano de 2021”.
Com uma população na ordem dos 250 mil habitantes, a CIM Médio Tejo é composta pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.