Enfermeiros concordam com plano de vacinação mas avisam para sobrecarga

Data:

A Ordem dos Enfermeiros (OE) considerou hoje que o plano de vacinação contra a Covid-19 se “adequa à realidade nacional”, mas alertou que a sua implementação implica uma sobrecarga para os serviços de saúde que “importa conhecer e acautelar”.
“A Ordem dos Enfermeiros acompanha a estratégia recomendada, centrando a sua operacionalização e implementação na estrutura de vacinação existente no país, até pelas particulares condições em que esta campanha de vacinação será realizada”, referiu a estrutura representativa dos enfermeiros portugueses.
Na apreciação ao Plano de Vacinação enviada ao coordenador Francisco Ramos, a OE salientou que a decisão das vacinas contra a Covid-19 serem administradas em unidades de saúde é “coerente com os princípios de segurança, adequação e qualidade na prestação de cuidados, particularmente exigíveis neste contexto”.
Sobre as equipas de vacinação, a ordem alertou que o plano “implica uma sobrecarga para os cuidados de saúde primários, com “importante impacto” na organização das equipas que “importa acautelar”.
A OE recomenda ainda a inclusão dos profissionais de saúde que estão afetos aos serviços profissionais entre os grupos prioritários a vacinar, considerando “essencial que a Direção-Geral da Saúde emita atempadamente as normas clínicas de acordo com as especificações e características de cada uma das vacinas” que estarão disponíveis em Portugal.
No que se refere aos postos de vacinação, a OE sugeriu que, além do alargamento dos horários, sejam convertidas as áreas das consultas externas dos hospitais para a vacinação contra covid-19 aos fins de semana.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.580.721 mortos resultantes de mais de 69,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 5.373 pessoas dos 340.287 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.