A Docapesca lançou o site ‘Lota em Casa’ (www.lotaemcasa.pt), com o objetivo de permitir ao consumidor final identificar os locais de venda de pescado fresco com origem nas lotas portuguesas em cada região. A lista inclui mercados municipais, peixarias, grandes superfícies e circuitos curtos de comercialização de pescado (cabazes).
“Através da localização GPS, o novo site apresenta todos os pontos de venda aderentes ao CCL – Comprovativo de Compra em Lota perto de nossas casas, disponibilizando também uma funcionalidade que permite ao utilizador aumentar o raio de pesquisa até 100 km”, explica a Docapesca numa nota edeimprensa.
A garantia de origem é dada através da etiqueta CCL, indicando ao consumidor que está a adquirir pescado capturado por embarcações nacionais na costa portuguesa, com as regras de rastreabilidade exigidas por lei, respeito pela sazonalidade de cada espécie e pelas quotas de pesca estabelecidas, preservando os ‘stocks’ piscícolas.
O ‘Lota em Casa’ divulga também os cabazes de pescado existentes em Portugal – Cabaz do Peixe (www.cabazdopeixe.pt) e Cabaz Frescomar (www.aapf.pt) -, aos quais o consumidor pode aderir para comprar pescado fresco de elevada qualidade e excelente relação qualidade/preço diretamente a associações de pescadores locais, valorizando a pequena pesca artesanal. Os cabazes são compostos por pescado pronto a cozinhar (escamado e eviscerado), variado, fresco e da época. O site divulga ainda receitas de pescado e informação sobre as principais espécies existentes na costa portuguesa, conteúdos que serão regularmente atualizados e aumentados.
Este projeto da Docapesca insere-se no atual programa Simplex 2020/2021.
A Docapesca é tutelada pelo Ministério do Mar e tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.
Docapesca lança site ‘Lota em Casa’
