O executivo municipal aprovou nova transferência de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, sendo que, desta vez, o apoio global ascende a quase 165 mil euros.
Assim, para a Junta de Freguesia de Alvarães foi aprovada uma verba de 30 mil euros para a conclusão de aquisição de terrenos nas traseiras do cemitério. Para a Junta de Freguesia de Carreço foi aprovada uma verba de 25 mil euros para a requalificação da Rua da Bouça do Milho – 1ª fase.
Já para Freixieiro de Soutelo será dedicada uma verba de 11.700 euros para a conclusão da pavimentação da Estrada da Senhora da Cabeça. Para a Junta de Freguesia de Perre foi aprovado um apoio de 16.145 euros para construção de muro e valetas no Caminho das Fontes.
Para a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro foi aprovado um valor de 30 mil euros para requalificação da Rua do Calvário – 1ª fase e para a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis 16.980 euros para requalificação do terreno a norte do Salão Paroquial de Cardielos.
Para a União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda será dedicada uma verba de 20 mil euros para pavimentação do Caminho das Coveiras e Grela, em Vilar de Murteda. Por fim, foi também aprovado um apoio de 14.300 euros para a reabilitação da área administrativa da Casa do Povo, obra a cargo da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha.
Recorde-se que, no Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para 2021, a Coesão Territorial e o desenvolvimento das freguesias terão um acréscimo orçamental de 10%, em valor de investimento global, para obras de intervenção direta das freguesias.
Viana do Castelo, 4 de dezembro de 2020
Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Relacionadas
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, recebeu ontem uma comitiva de investidores do Irão, Gana, Argélia e Marrocos que se encontra a visitar o Alto Minho no âmbito do projeto Export Improving Minho. No encontro, o autarca teve a possibilidade de apresentar as potencialidades da região, enquadrando os incentivos criados pelo Município para atração de empresas e de investidores, bem como as infraestruturas de…
Foi assinado o auto de doação do quadro a óleo sobre tela “Havemos de ir a Viana” ao Município de Viana do Castelo. O auto de doação foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e pela artista Mariana Homem de Mello, num momento que contou também com a presença a Vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro.
A atividade empresarial no concelho de Viana do Castelo representa atualmente um volume de negócios de 2,8 mil milhões de euros (INE, 2017), correspondendo a 48% do total do Alto Minho. No período entre 2013 e 2017, foi registado um crescimento da atividade de 13%. Para este exponencial crescimento, os clusters de maior relevância, assegurando 80% do valor total, correspondem a Papel, Construção/Imobiliário, Eólico, Comércio, Componentes Automóvel, Metalomecânica/Metalúrgica e Bens…
Em Viana do Castelo, um total de 8.878 famílias já aderiram ao projeto Viana Abraça e receberam um balde doméstico para promover a compostagem de resíduos orgânicos. Recorde-se que a Câmara Municipal, através dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), tem em curso o projeto que promove a compostagem e a separação de resíduos orgânicos.