Autarca da Mealhada exige celeridade na alteração dos estatutos da Mata do Bussaco

Data:

O presidente do município da Mealhada deixou hoje um aviso ao ministro do Ambiente e da Ação Climática para que até ao final do ano cumpra a promessa de reformular os estatutos da Fundação Mata do Bussaco (FMB).

“Espero que cumpra rapidamente a promessa feita na Comissão de Agricultura e Mar até final de 2020, alterando a Resolução do Conselho de Ministros de 2013 que tem criado múltiplos constrangimentos à gestão diária da Mata, que vive exclusivamente de receitas próprias e do apoio da Câmara”, disse Rui Marqueiro (PS).

O autarca da Mealhada, distrito de Aveiro, agradeceu hoje publicamente aos deputados da Assembleia da República que votaram na quinta-feira a favor da atribuição de financiamento do Fundo Ambiental à FMB, já em 2021, que permite responder financeiramente aos vários desafios da sua gestão.

Entre eles, o presidente da Câmara destacou o empenho do social-democrata Bruno Coimbra, que “fez política pela positiva e isso é muito louvável”.

A proposta de financiamento partiu dos deputados do PSD, eleitos pelo círculo de Aveiro.

O financiamento estatal vai permitir, segundo Rui Marqueiro, “a cobertura dos resultados financeiros prejudicados pelo contexto pandémico atual e suportar os montante das componentes nacionais exigidas nas candidaturas a vários fundos e programas”.

O autarca salientou que “para o Bussaco dar o salto qualitativo que necessita, é crucial que a administração central altere o atual modelo de gestão e assuma maior responsabilidade na concretização deste esforço de gestão”.

Em tom firme e sério, Rui Marqueiro afirma que “é isso que nos foi prometido pelo Governo, e é isso que esperamos que seja cumprido até final de dezembro próximo”.

A Mata do Bussaco ocupa 105 hectares e possui uma das melhores coleções dendrológicas (plantas lenhosas) da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis, sendo uma das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.