Parlamento aprova 50,5 milhões para equipamento pesado hospitalar

Data:

O parlamento aprovou hoje uma despesa de 50,5 milhões de euros para a substituição e compra de equipamento pesado hospitalar em 2021, uma alteração ao Orçamento do Estado proposta pelo PCP.
A proposta, que foi aprovada na generalidade com os votos a favor do PS, PCP, Bloco de Esquerda, PAN e abstenções dos restantes partidos, prevê um investimento total de 276,5 milhões a realizar nos próximos anos.
Os comunistas justificaram este investimento com a necessidade de substituir equipamento obsoleto e defendem que o Governo transfira para as unidades hospitalares a tranche de 50,5 milhões no ano que vem.
“Independentemente da tipologia ou personalidade jurídica que assumam”, os hospitais não precisam de autorização de membros do Governo para utilizar as verbas, “mesmo quando não estejam previstos nos respetivos planos de atividades e orçamento”.
Assim, distribuem-se, entre outros itens, 15 milhões de euros para substituir sete aceleradores nucleares, 12 milhões de euros para substituir cinco equipamentos de ressonância magnética e instalar três novos, seis milhões para substituir 10 máquinas de tomografia computorizada (TAC) e três milhões para a instalação de um acelerador de protões num hospital que sirva doentes oncológicos.
A proposta do PCP prevê ainda um investimento plurianual para substituição de equipamento obsoleto de 58 milhões em 2022, de 21 milhões em 2023 e de 147 milhões de euros nos anos seguintes.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.