O Parque Natural do Barrocal, em Castelo Branco, é o grande vencedor do ‘World Architecture News Awards’ na categoria ‘Paisagens Urbanas’. A cerimónia de entrega de prémios decorreu entre os dias 18 e 19 de novembro, em Inglaterra.
O projeto estava numa lista de oito finalistas, todo o mundo, deste que é um dos maiores prémios internacionais de arquitetura, e competia com países como os Estados Unidos, México, Dinamarca ou Austrália.
“É um grande orgulho para Castelo Branco e para todos os albicastrenses o reconhecimento internacional do nosso Barrocal”, congratulou-se o presidente da Câmara de Castelo Branco.
“Estamos a falar de um exemplo singular da harmonização entre a preservação da biodiversidade existente nas cidades e o seu usufruto por parte da população, características que lhe conferem distinção, mas também modernidade”, acrescentou José Augusto Alves.
Em outubro, o Parque Natural do Barrocal venceu o ‘Architecture Master Prize’, uma das mais reputadas distinções do setor, na categoria de ‘Espaços Públicos’.
O Parque Natural do Barrocal abriu ao público no passado dia sete de novembro. Trata-se de um espaço com “310 milhões de anos”, mas que agora, com a intervenção levada a cabo pela Câmara Municipal de Castelo Branco, ganha relevância no panorama nacional e internacional.
Está integrado nos territórios classificados do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional.
Tem 40 hectares, apresenta sete mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços, trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves e muitas outras atrações naturais.
Parque Natural do Barrocal vence prémio internacional de arquitetura
