Como funciona legalizar carros importados? Qual a legislação em vigor? Quais os melhores países para importar carros usados? Respondemos a tudo.
A menor tributação sobre automóveis em alguns países da europa faz com que importar carros do estrangeiro se torne bastante aliciante. Segundo dados da ACAP (Associação Automóvel de Portugal), em 2017, 1 em cada 3 automóveis vendidos em Portugal era um usado importado.
Legalizar carros importados é um processo sujeito a vários impostos e burocracias. Será que somando toda a carga fiscal ao preço dos automóveis, compensa trazer carros de outros países? Será que importar compensa mesmo? É isso que vamos descobrir.
Legalizar carros importados: como se faz e quanto custa
Quanto custa trazer um carro importado para Portugal?
Quando compra um carro no estrangeiro, antes de pensar nos impostos que terá que pagar, deve em primeiro lugar decidir como vai trazer o carro para Portugal.
Existem duas opcções:
- ou contrata uma empresa de transporte de viaturas que se encarregará de transportar o seu novo carro do local onde foi comprado até à sua residência em Portugal, por um preço que rondará sempre os 500€;
- ou, então, trata do transporte você mesmo, assegurando a viagem de Portugal para o destino onde se encontra o carro e adquirindo, posteriormente, um seguro e matrícula temporárias para poder realizar a viagem de regresso.
Deve ainda somar a estas despesas, o gasto com o combustível e portagens para poder trazer o carro para Portugal. Quer uma opção, quer outra terão custos aproximados, pois rondarão sempre as centenas de euros.
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Como legalizar um carro importado e quais os impostos a pagar?
Para legalizar um carro importado, terá de pagar vários impostos. São várias as parcelas e alguns factores são variáveis em função do carro. Contudo, existe sempre uma componente fixa.
Em tramites legais, os custos fixos de importar um carro baseiam-se no novo pedido de matrícula, na inspecção de tipo B e num novo registo automóvel.
Matricular um carro importado em Portugal tem um custo entre os 45€ e os 205€. Contudo, esta variação de preços não depende do carro em questão, mas sim dos documentos que tenha em sua posse. Para pagar o mínimo, deve ter a fatura original da compra do veículo, o certificado de matrícula do país de origem e o certificado de conformidade europeu do modelo em causa.
Para que o automóvel possa circular legalmente em Portugal terá também que ser submetido a uma inspecção de tipo B, semelhante àquela à qual os veículos são submetidos, após terem um acidente grave que tenha mexido com a estrutura da carroçaria. Passada esta inspecção, o carro passará a ter um certificado legal em como está totalmente em conformidade e segurança para circular nas vias portuguesas. Tal, tem o custo de 76,25€.
Para legalizar um carro importado, terá ainda que registar o carro em seu nome. A transição de proprietário e a mudança de titular no livrete tem um custo fixo de 55€.
A somar aos registo de matrícula, registo de proprietário e inspeção de tipo B, somam-se então o ISV, IUC e, em alguns casos, o IVA também.
Impostos
ISV
O ISV é um imposto pago apenas uma vez, aquando da data da primeira matrícula. Este imposto incide sobre a cilindrada, o tipo de combustível e as emissões de gases de tipo CO2 para a atmosfera.
Importa registar que este imposto sofreu recentemente algumas alterações, tendo ficado estabelecido que, dependendo da idade do veículo, este terá um desconto no valor na parcela do ISV relativa à cilindrada do veículo. Este desconto vai aumentando gradualmente desde os 10%, nos automóveis com menos de 1 ano, até aos 80% em veículos com 10 ou mais anos de idade.
Note, ainda, que todos os carros a gasóleo estão sujeitos a uma taxa fixa de 500€.
IUC
O IUC é o Imposto Único de Circulação e é pago anualmente. Este imposto é também calculado em função da cilindrada e emissão de gases poluentes.
IVA
Além destes dois impostos, os carros importados poderão também estar sujeitos a pagar o Imposto de Valor Acrescentado (IVA). Os carros importados apenas terão que pagar este imposto caso sejam novos e, por novos, entenda-se carros com menos de 6 meses ou menos de 6.000km.
Vale a pena importar carros?
Compensa importar carros. Porém, terá sempre que considerar que detectar alguma ilegalidade num carro nacional será sempre mais fácil do que num carro importado.
Tenha também em consideração que estes carros vêm normalmente de países mais frios, onde frequentemente é espalhado sal nas estradas e que, este mesmo sal, poderá corroer alguns componentes da viatura a longo termo.
Quando se trata de legalizar carros importados usados, poderá fazer um excelente negócio ou poderá ter uma grande dor de cabeça. Por isso, faça todos os cálculos e estude bem cada situação
IN – FONTE: https://comprasegura.standvirtual.com/legalizar-carros-importados/