O Algar é uma cavidade natural formada pela erosão do vento e da água, apenas acessível pelo mar. Fica localizada entre a Praia de Benagil e a Praia de Corredoura, antes da Praia da Marinha. Esse tipo de formação rochosa é muito comum no litoral sul do Algarve. Existem várias outras grutas, nem todas visitáveis, mas com certeza Benagil é a mais famosa de todas.
A característica marcante da gruta há uma enorme abertura no topo que deixa passar a luz do sol, iluminando as paredes rochosas e criando efeitos cromáticos muito bonitos. Enfim, é aquele cartão-postal super famoso do Algarve.
Quem gosta de ecoturismo, pode tentar uma caminhada a pé pela trilha costeira – conhecida como Percurso dos Sete Vales Suspensos – que liga a praia de Vale Centianes à praia da Marinha, uma das mais belas do Algarve. São aprox. 5,7 km de trilha exclusivamente para pedestre, acima do nível do mar, entre ribanceiras e falésias maravilhosas. Nem preciso dizer que as paisagens são escandalosamente belas. É o paraíso dos fotógrafos e instagrammers!
Se o seu hotel ficar nesse trecho, o passeio a pé até Benagil é muito bonito e vale a pena. A trilha é bem sinalizada, com mirantes e painéis informativos sobre as formações rochosas.
O passeio não é aconselhável para quem tem problemas de locomoção ou não está acostumado a caminhar porque a trilha não é 100% plana, fica exposta ao sol e não é pavimentada. Há poucas áreas para repouso.
Dependendo da sua preparação física, a caminhada (só a ida) dura entre 3 e 4 horas a partir de Centianes, o início da trilha. Portanto, é necessário tomar algumas precauções:
- no verão, sair cedo para evitar o calor das horas mais quentes do dia;
- levar no mínimo um litro de água;
- usar sapatos confortáveis e chapéu;
- planejar a volta (na dúvida é melhor reservar um táxi).