A Universidade de Salamanca, em Espanha, tem patente ao público, até 28 de fevereiro de 2021, uma mostra de colchas em Bordado de Castelo Branco.
A exposição ‘PONTOS.PT’ reúne uma amostra de tapeçarias de Portalegre e de colchas em Bordado de Castelo Branco, iniciativa das câmaras municipais de Portalegre e Castelo Branco, em parceria com a Universidade de Salamanca.
“Castelo Branco é um concelho repleto de história e tradições que sobreviveram ao longo dos séculos e que nos orgulhamos em promover. É, por isso, uma honra ter parte do nosso património exposto em Salamanca (Espanha)”, refere, em comunicado, o presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves.
Na exposição é possível ver peças antigas, históricas e exemplares dos séculos XVII e XVIII, mas também peças bordadas mais modernas, consolidadas do novo fabrico de colchas, relançado entre 1939 e 1940. “São desenhos bordados com fio de seda natural e existem desde amostra do séc. XVI. Eram presença obrigatória nos enxovais das noivas das regiões raianas”, lê-se na nota.
As Colchas de Bordado de Castelo Branco são consideradas peças únicas pela originalidade da sua expressão artística. Os motivos têm uma estética que corresponde a uma gramática visual própria. A intensidade das cores e a luz é conferida pelos fios de seda, bordados sobre a base de linho artesanal cru. Atualmente, afirmam-se como expressão máxima da arte popular na região e no país, e o município de Castelo Branco pretende que o seja, cada vez mais, no mundo.
O Bordado de Castelo Branco está certificado desde 2018, depois de, dois anos antes, a Comissão para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais ter dado parecer favorável ao pedido de registo de produção tradicional do bordado, no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.
Colchas em Bordado de Castelo Branco expostas na Universidade de Salamanca
Data: