Sugestões para um belo passeio de Outono

Data:

Por vezes aqueles dias chuvosos e aparentemente tristes também são muitos bons para um passeio. É preciso é saber escolher o sítios e sobretudo a luz, para se encontrarem paisagens deslumbrantes que com este tempo de outono apresentam uma beleza rara e especial. Vamos lá então…

 

Parque Natural de Montesinho

O trajeto de Bragança até Vinhais, através do Parque Natural de Montesinho, é como uma viagem ao passado, dado o aspeto intocável da natureza envolvente. Para terminar o passeio em beleza, poderá ficar alojado em Montesinho, uma das mais bem recuperadas aldeias transmontanas. Já agora, aproveite para viver algumas tradições genuínas da região, como aprender a fazer pão e folar caseiros, participar na produção dos enchidos ou passar a tarde com um pastor, acompanhando-o pelas serras e ajudando-o com as ovelhas. As suas crianças, ou a criança que há em si, vão adorar.

 

Soutos da Padrela

A zona da Padrela (situada entre Carrazedo de Montenegro, Vila Pouca de Aguiar e Chaves) tem a maior mancha contínua de castanheiros da Europa. Ora o castanheiro é uma das árvores que nos oferece um verdadeiro espetáculo no outono. Logo este só podia ser um dos melhores locais para contemplar esta estação em Portugal. É também o tempo do magusto e de provar a castanha na gastronomia e na doçaria regionais.

 

Vinhedos do Douro

O Douro também é mais bonito nesta estação do ano, com os socalcos cobertos de vinhas douradas e avermelhadas, que se refletem nas águas calmas do rio. Quer se faça de barco, de comboio ou de carro, o passeio é magnífico. De automóvel, aconselhamos dois locais: a estrada N323 que liga Sabrosa ao Pinhão e o miradouro da aldeia de Casal de Loivos, donde é possível avistar quer a vila do Pinhão quer o rio Douro a contorcer-se entre montes repletos de vinhas e oliveiras em socalcos. Se optar por ir de comboio do Porto ao Tua ou ao Pocinho, vale a pena escolher uma janela do lado direito.

 

Parque Natural do Alvão

É um dos lugares mais intocados do nosso país, ainda mais deslumbrante no outono. Além de florestas caducas para caminhar, podem-se contemplar rios em estado puro, lagoas rochosas com cores mágicas e as Fisgas do Ermelo, a maior queda de água de Portugal.

 

Belver

Quem é que disse que no Alentejo não havia cores outonais? Belver é uma pequena vila do Alto Alentejo, dos tempos do segundo rei de Portugal. Subindo ao castelo, avista-se o Tejo dourado, além de sobreiros e oliveiras que descem ao seu encontro. Se a vista a partir do castelo é bonita, da outra margem do rio é ainda mais deslumbrante, quando os medronheiros estão carregados de frutos vermelhos e as águas tranquilas espelham o castelo e a paisagem ribeirinha. Nas proximidades, vale ainda a pena visitar as vilas históricas de Marvão e de Castelo de Vide.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.