Investigadores avaliam impacto da criação da vacina Covid-19 na saúde mental dos portugueses

Data:

Investigadores da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto lideram um estudo que visa perceber qual o impacto da criação da vacina Covid-19 na saúde mental dos portugueses, revelou a responsável.
Em declarações à Lusa, Patrícia Batista, investigadora do Human Neurobehavioral Laboratory da Católica do Porto, afirmou que o estudo visa avaliar o impacto do desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus, que provoca a Covid-19, na ansiedade dos portugueses.
“Achamos pertinente avaliar o impacto do desenvolvimento da vacina nos níveis de ansiedade dos portugueses, uma vez que a vacina está já em desenvolvimento”, referiu.
Segundo Patrícia Batista, o estudo tem por base um inquérito ‘online’ segmentado em três partes: um questionário sociodemográfico, um questionário sobre crenças de saúde e outro sobre os níveis de ansiedade.
O questionário, que está disponível na página oficial da Católica do Porto desde o início de outubro e assim se manterá até ao final de novembro, pretende “abranger toda a população” e em particular dois públicos-alvo: “os estudantes e os profissionais de saúde”.
De acordo com Patrícia Batista, a finalidade da investigação é “orientar planos estratégicos”, nomeadamente ao nível de decisões políticas, mas também de campanhas de sensibilização, cuja “prioridade é ter por base evidência”.
“Queremos conhecer a opinião dos portugueses sobre esta temática e as suas ansiedades para minimizarmos o impacto na saúde mental e orientar os passos seguintes a nível nacional no decurso da pandemia no que diz respeito à tomada de decisões políticas, campanhas de sensibilização e também dar enfoque ao aumento da literacia em saúde”, sublinhou.
À Lusa, a investigadora explicou ainda que o estudo, intitulado ‘Covid-19 vacina: do poder biotecnológico ao impacto psicológico’, surge na sequência de outro desenvolvido em parceria com o Stress LAB do departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e que visava averiguar “a ansiedade e os medos associados à covid-19”.
Hoje, a farmacêutica Pfizer revelou que dados provisórios sobre a vacina contra o novo coronavírus indicam que pode ser eficaz em 90% dos casos e que este mês pedirá o uso em situações de emergência nos Estados Unidos.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.959 pessoas dos 183.420 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

 

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.