A ‘Emergência abem: Covid-19’, iniciativa lançada em março deste ano pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, é um dos projetos vencedores do Prémio Caixa Social 2021 promovido pela Caixa Geral de Depósitos.
O galardão tem como objetivo “financiar e desenvolver projetos sociais, com carácter inovador, replicáveis e orientados para mitigar a pobreza e favorecer a inclusão”, explica uma nota da Associação Dignitude, entidade que criou o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.
A iniciativa ‘Emergência abem: Covid-19’ presta apoio no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a cidadãos com vulnerabilidade económica e social provocada pela pandemia.
“Este prémio, além de representar um importante reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido, irá permitir que mais cidadãos fragilizados pela Covid-19 possam continuar a aceder à saúde de que precisam para viver neste período de maiores incertezas”, destaca a Assiciação Dignitude.
O prémio de 20 mil euros será incorporado no ‘Fundo Emergência abem: Covid-19’, “especialmente criado para esta iniciativa e a ela integralmente dedicado”, revela ainda.
O presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos explica que “os Prémios Caixa Social nasceram para dar resposta a anseios e preocupações da sociedade, acompanhados e apoiados dentro do propósito, sustentabilidade e papel social que cabe a uma instituição como a Caixa Geral de Depósitos”.
Sobre a iniciativa ‘Emergência abem: Covid-19’, Moita de Macedo lembra que o projeto apresentado pela Associação Dignitude “perspetiva garantir a 200 beneficiários o acesso a medicação indispensável à sua sobrevivência e apoio indireto a 400 cidadãos, familiares e/ou cuidadores”.
“Premiar esta iniciativa significa apoiarmos a adesão à terapêutica, através da toma da medicação necessária para manter a saúde, evitar o agravamento de doenças e/ou comorbilidades, promover o bem-estar emocional e o aumento da qualidade de vida dos beneficiários no seu todo”, acrescenta.
Criada em 2015, em Coimbra, a Associação Dignitude é uma instituição particular de solidariedade social que desenvolve programas solidários de impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar da população.
O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro programa promovido pela Dignitude e tem como objetivo permitir o acesso aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado. Está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas
São associados promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias.
Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
A nível nacional, o programa já apoiou 17.661 beneficiários de 9.849 famílias, dos quais 12% são crianças. Já foram adquiridas, ao abrigo do abem: Rede Solidária do Medicamento, 745.064 embalagens de medicamentos desde o seu início, em maio de 2016.
‘Emergência abem: Covid-19’ vence Prémio Caixa Social 2021
Data: