O engenheiro civil Vítor Cóias recebeu a Medalha Richard H. Driehaus para a Preservação do Património 2020.
Pela primeira vez, o júri internacional entregou este galardão a um português e fê-lo pelas suas “contribuições significativas para a preservação do património”, anunciou em Madrid a INTBAU (International Network for Traditional Building, Architecture & Urbanism / Rede Internacional de Construção, Arquitetura e Urbanismo Tradicional), organização que dinamiza o galardão.
Num comunicado de imprensa enviado ao ‘Mundo Português’, explica que Vítor Cóias foi “um pioneiro” na preservação do património, já que o seu trabalho “evitou a perda de um património insubstituível, que teria sido demolido e substituído por estruturas de aço e cimento”.
“(Vítor) Cóias interveio em inúmeros edifícios históricos de Lisboa, onde tem sido um importante defensor dos sistemas estruturais históricos em madeira, resistentes aos sismos da Baixa Pombalina de Lisboa e em monumentos de destaque como o Palácio de Mateus (na freguesia de Mateus, concelho de Vila Real)”, refere ainda.
Sobre o percurso profissional do engenheiro civil português, a organização do prémio destaca que “dedicou a sua carreira à investigação, desenvolvimento e difusão de técnicas de construção que respeitam a integridade do património e do meio ambiente”.
A INTBAU destaca que o trabalho de Vítor Cóias não se limitou à prática mas também à divulgação e ensino de técnicas de construção sustentáveis no meio ambiente e na tradição urbana. E cita as palavras do galardoado de que é necessário “tanto preservar os exteriores e interiores de um edifício a reabilitar, passar pela recolha de informação, pela qualificação do projeto e, por fim, por uma intervenção adequada”.
A Medalha Richard H. Driehaus para a Preservação do Património distingue empresários, promotores, presidentes de fundações ou de outras instituições que tenham realizado contribuições significativas para a preservação do património, dando continuidade às tradições arquitectónicas na Península Ibérica.
A organização é da INTBAU, rede internacional que promove a construção, a arquitectura e o urbanismo tradicionais, e cujo patrono e fundador é o Príncipe de Gales.
Segundo o comunicado de imprensa, esta iniciativa é possível graças ao suporte de Richard H. Driehaus Charitable Lead Trust e Fundação EKABA, com a colaboração da Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (Madrid), Hispania Nostra e da Fundaçao Serra Henriques de Portugal.
O galardão será entregue em 19 de novembro na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, em Madrid, juntamente com o Prémio Rafael Manzano de Arquitetura, concedido a Fernando Martín Sanjuan, numa cerimónia que será presidida pela vice-presidente do Congresso dos Deputados espanhol, Ana Pastor.
Ana Grácio Pinto