Portugal e EUA assinam memorando sobre ensino do Português no Utah

Data:

O Estado norte-americano do Utah assinou um memorando de entendimento com o instituto português Camões para proporcionar “uma vertente cada vez mais global da língua portuguesa” aos seus estudantes, dos quais 2.600 aprendem este idioma.
Em comunicado, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua refere que o memorando de entendimento foi assinado na segunda-feira entre este organismo e a Direção Escolar do Estado do Utah.
O objetivo do acordo é “a promoção da língua e cultura portuguesas nos Estados Unidos”.
“Com este memorando de entendimento pretende-se estabelecer os termos de cooperação no desenvolvimento de atividades educacionais conjuntas, a fim de apoiar o ensino e a aprendizagem das respetivas línguas e culturas”, lê-se no comunicado do Camões.
Outro objetivo do acordo é “promover um melhor conhecimento e compreensão dos respetivos sistemas educativos, facilitar oportunidades de desenvolvimento profissional aos respetivos professores e administradores e estabelecer colaboração entre as escolas e encorajar a sua colaboração em projetos comuns”.
O acordo permitirá “alargar e dinamizar a promoção da língua e cultura portuguesas no Estado do Utah” e abre a possibilidade de “recrutamento de professores visitantes, altamente qualificados”.
O Camões congratulou-se com a assinatura deste memorando, classificando-o de “um sinal inequívoco do interesse crescente pela aprendizagem da língua portuguesa nos Estados Unidos da América”.
No estado do Utah cerca de 60 mil alunos do ensino básico e secundário aprendem línguas estrangeiras, ao abrigo de programas de imersão bilingues, dos quais mais de 2.600 aprendem a língua portuguesa, nos diversos níveis de proficiência, em cerca de 18 escolas da direção escolar.
O programa de imersão bilingue Inglês-Português abrange nove escolas do ensino básico, 1° ciclo, seis escolas do ensino básico, 2.° ciclo, e três escolas do ensino secundário).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.