A equipa do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, nesta quarta-feira, o Gil Vicente FC por 3-1, no Estádio José Alvalade, tendo conseguido virar o resultado nos últimos 10 minutos da partida, depois de ter estado a perder. Esta partida disputada entre o Sporting CP e o Gil Vicente acertava as contas do calendário face ao encontro em atraso da jornada inaugural da I Liga, que por motivos de Covid-19 impediram a sua realização, a qual esteve inicialmente marcada para o dia 19 de setembro.
Os Leões partiam para este jogo com três vitórias e um empate com o FC Porto, nos quatro primeiros jogos da competição e os Gilistas com apenas uma vitória e mais três partidas consecutivas sem vencer, dado os empates com Santa Clara e Tondela, e ao terem perdido no último jogo com o FC Porto.
Na antevisão do jogo Rui Almeida, treinador do Gil Vicente disse em conferência de imprensa: “Sabemos a força do Sporting, mas queremos estar concentrados em nós, tal como fizemos no Dragão. Vamos tentar impor o nosso futebol e, nos momentos que tivermos de defender, fazê-lo bem.”.
Já o treinador do Sporting, Rúben Amorim disse na conferência de imprensa: “Temos de pensar jogo a jogo e não tanto na classificação, até porque estamos no início do campeonato. Acho que a equipa já tem uma boa dinâmica e uma força positiva. Espero uma equipa igual ao que tem sido. Se podemos melhorar a nossa classificação é isso que vamos tentar fazer.”.
O encontro realizado no estádio de Alvalade teve hora marcada para as 21h45, desta quarta-feira, e foi dirigida pelo árbitro André Narciso, da Associação de Futebol de Setúbal, tendo Paulo Brás e Marco Vieira como assistentes, e Miguel Nogueira como o 4.º árbitro. Nas funções de videoárbitro (VAR) esteve Rui Oliveira, auxiliado por Nélson Cunha (AVAR).
O treinador Rúben Amorim apresentou o seguinte onze titular: Adán, Neto, Coates, Feddal, Porro, Palhinha, Matheus Nunes, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Nuno Mendes, e Jovane Cabral.
O treinador do Gil Vicente apresentou: Rui Almeida, apresentou Denis, Joel Pereira, Rodrigo, João Afonso, Rúben Fernandes, Ygor Nogueira, Talocha, Kanya Fujimoto, Lucas Mineiro, Samuel Lino e Miullen.
O Sporting CP apesar de algumas ocasiões para marcar na primeira parte por Jovane Cabral, Pedro Gonçalves e Feddal não acertou com a baliza e fez com que as equipas recolhessem ao balneário com um empate a zero ao intervalo, estando o melhor para vir na segunda metade do encontro.
Os Gilistas começaram por surpreender na segunda parte ao chegar à vantagem aos 52’ por Lucas Mineiro, após livre de Talocha. Os Leões foram à procura do golo da igualdade que teimava em não surgir, pelo que o Gil Vicente pensava não sair derrotado de Alvalade. O relógio caminhava para o final da partida e o tempo ia passando, até que no espaço de um minuto, entre os 82 e os 83, Andraz Sporar e Tiago Tomás concretizaram a reviravolta do Sporting.
Aos 90′ o árbitro André Narciso deu +6′ de tempo-extra e o Sporting ainda foi a tempo de assinalar o seu terceiro golo (90+6′) por Pedro Gonçalves. A bola ainda foi ao centro do relvado e segundos depois o árbitro dava por terminada a partida.
O Sporting foi um justo vencedor com mais remates (13 contra 4), mais posse de bola (65% vs 35%), mais cantos (9 contra 4), pelo que o resultado revela o que se passou durante a partida.
No final do encontro a equipa dos Leões subiu assim ao segundo lugar da Liga, ultrapassando o FC Porto e ficando a dois pontos do Benfica.
A equipa principal do Sporting joga novamente no domingo, às 20h00, no seu estádio diante do CD Tondela.
Por António Vale (fotografias e texto)