Porto Santo integra agora a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO

Data:

A ilha de Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, vai integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. Passam assim a ser 12 as reservas portuguesas inscritas neste programa.
A candidatura, submetida em setembro do ano passado, foi aprovada no dia 28 de outubro pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa ‘O Homem e a Biosfera – MAB’ da UNESCO.
Este programa científico intergovernamental “combina as ciências naturais e sociais, promovendo abordagens inovadoras do desenvolvimento económico, social e culturalmente adequadas, e ambientalmente sustentáveis”, explica o Governo numa nota de imprensa.
“A Rede Mundial de Reservas da Biosfera é um instrumento único de cooperação internacional através da partilha de conhecimentos, troca de experiências, construção de capacidades e promoção das melhores práticas. É uma rede internacional dinâmica e interativa, constituída por mais de 700 reservas, que visa implementar ações que contribuam para uma relação harmoniosa entre os seres humanos e a natureza numa vasta gama de contextos”, detalha a nota.
A ilha de Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, vai integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. Passam assim a ser 12 as reservas portuguesas inscritas neste programa.As Reservas da Biosfera são consideradas laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, e o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico, atuando como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização.
As Reservas da Biosfera Portuguesas já inscritas na Rede Mundial são: Boquilobo (1981), Corvo – Açores (2007), Graciosa – Açores (2007), Flores – Açores (2009), Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Gerês –Xurés (Portugal/ Espanha) (2009), Berlengas – Peniche (2011), Santana – Madeira (2011), a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica (Portugal/ Espanha) (2015), Fajãs de S. Jorge – Açores (2016), a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo/Tajo Internacional (Portugal/ Espanha) (2016) e Castro Verde (2017).

Descoberta há 600 anos

Há cerca de 600 anos João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira chegaram à ilha do Porto Santo a mando do Infante Dom Henrique. Bartolomeu Perestrelo foi escolhido como 1º capitão do donatário e na 2ª viagem levou consigo pessoas de várias origens e animais, nomeadamente coelhos que se tornaram uma praga.
Porto Santo é uma ilha relativamente plana com uma longa faixa de areia (nove quilómetros), e belas praias que atraem multidões no verão. Com 11 quilómetros de comprimento e seis de largura, fica a 75 quilómetros de distância da ilha da Madeira.
Juntamente com esta e com as ilhas Selvagens e Desertas, formam o Arquipélago da Madeira (no oceano Atlântico).
Com sede na cidade de Vila Baleira, Porto Santo dista apenas 500 quilómetros da costa africana, a 1000 quilómetros do continente Europeu e uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa. Geologicamente, a ilha apresenta alguns picos, sobretudo a norte, sendo o Pico do Facho (517 m) o ponto de maior altitude.

A NÃO PERDER
Vila Baleira em Porto SantoVila Baleira 
Na única cidade da ilha o cais velho é um local popular para caminhadas à noite, particularmente entre os amantes mais jovens. É uma curta caminhada até à praça principal, para o Largo do Pelourinho, e para a Câmara Municipal ladeada por formosas árvores. Mesmo adjacente fica a Igreja de Nossa Senhora da Piedade do século XVI (mas foi reconstruída após ser atacada por corsários franceses em 1667).

Casa Cristóvão Colombo
A poucos metros da igreja fica o edifício mais famoso da ilha que é a Casa do Cristóvão Colombo. Agora restaurada, é uma casa-museu composta por uma série de salas exibindo artefactos, ligados a Don Cristobal Colon ou com a história da ilha.

Praia da Fontinha
Ao caminhar alguns minutos para a costa desvenda o maior tesouro da ilha: o areal de Porto Santo. Ao pé do centro fica a Praia da Fontinha que termina junto ao Hotel Torre Praia. É uma praia de bandeira azul, vigiada, com balneários, casas de banho e cujo acesso foi adaptado para pessoas com problemas de mobilidade física. Não se esqueça do protetor solar.

Moinhos de vento em Porto SantoMoinhos de vento
A norte do porto, no topo duma colina, a três quilómetros, descobre um dos ex-libris do Porto Santo, os Moinhos de Vento (em Serra de Fora) utilizados na moagem dos cereais. A produção de alimentos na ilha foi escassa, especialmente no passado, e o milho era essencial, assim como o peixe.

Porto Santo Golfe
Desenvolvido pelo golfista Severiano Ballesteros, o Campo de golfe do Porto Santo é maior, e mais desafiante, que os campos no Funchal. Os greens e fairways se destacam em claro contraste com a envolvência mais árida. Aos iniciantes não são permitidos usar o campo, mas pode ter aulas de trinta minutos. O clube é uma mistura moderna de pedra, vidro e bambu pontilhado com catos

miradouro em Porto SantoMiradouro do Furado do Norte
Se continuar pela estrada, de terra batida, não tarda a chegar ao Miradouro do Furado Norte perto da Ponta da Canaveira e muito próximo do Ilhéu de Ferro (dista apenas 400 metros), com o seu pequeno farol. O mirante é também um excelente local para apreciar o pôr do sol.

Percurso Vereda do Pico Castelo
Nesta caminhada terá a oportunidade de contornar o pico mais alto da ilha (516 metros de altitude). Começa no sítio do Moledo, a dois quilómetros da Camacha ao pé da Estrada Regional. Terá duas opções de trilho: pelo lado norte do Pico do Facho (3,2 quilómetros – 1h30), ou o lado sul (4,5 quilómetros – 2h15).
A caminhada proporciona magníficas vistas da paisagem donde abunda o Pinheiro de Alepo, que foi introduzido na ilha para diminuir o impacto dos agentes erosivos. No topo do Castelo há uma estátua de António Schiappa de Azevedo, o principal responsável pela reflorestação desta área.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.