Ílhavo está a promover um festival de gastronomia centrado no bacalhau

Data:

A Câmara Municipal de Ílhavo promove até 22 de novembro a terceira edição do Festival Gastronomia de Bordo.
A iniciativa homenageia cozinheiros, pescadores e tradições de pesca do concelho, “através da confeção ou da reinterpretação dos sabores da culinária praticada, ao longo dos tempos, a bordo dos grandes navios da pesca do bacalhau”, informa numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
O evento que se iniciou a 23 de outubro, propõe durante cinco fins-de-semana experiências gastronómicas relacionadas com o bacalhau e seus derivados, com preços que variam entre os 15 e os 60 euros, para uma ou duas pessoas.
A edição deste ano traz algumas novidades, entre as quais o alargamento do festival a 21 restaurantes do município, “o que traduz o reconhecimento dos operadores locais sobre a importância e o impacto que este tipo de iniciativas tem no território e na economia local”, acrescenta na nota da Câmara de Ílhavo.
O alargamento do período do festival para um mês, que agora passa a funcionar de sexta-feira a domingo, é outra das novidades, a que se junta a apresentação do livro de receitas ‘Gastronomia de Bordo’, editado pela Câmara Municipal com curadoria gastronómica da chef Patrícia Borges, e que assinala, a 16 de novembro, o Dia Nacional do Mar.
Cada ‘Experiência Gastronómica de Bordo’ é composta por, no mínimo, três pratos de bacalhau e seus derivados, numa combinação de entradas ou pratos principais.
A variedade de propostas é ditada pela criação dos 21 restaurantes que se juntaram à iniciativa. Nas entradas há, por exemplo, pataniscas, caras fritas, chora, línguas de bacalhau fritas, ceviche de bacalhau, feijoada de samos, ovas e bolinhos de bacalhau, entre tantas outras iguarias que despertam os sentidos e elevam a experiência sensorial dedicada ao rei dos Mares.
Os pratos principais também variam de restaurante para restaurante, com a feijoada de Samos ou de Sames a assumir lugar de destaque.
Há ainda bacalhau frito, assado, guisado e confitado com roupagens reinventadas por cada um dos chefs, chora de bacalhau, caldeirada de línguas, sames de bacalhau com grão, arroz de línguas com grelos, massada de línguas e cevadoto de sames.
Seja qual for a preferência, a autarquia de Ílhavo aconselha reserva com 24 horas de antecedência.
A lista dos restaurantes e respetivas experiências gastronómicas pode ser consultada em http://www.visitilhavo.pt/o-que-te-faz-feliz/gastronomia/gastronomia-de-bordo-ilhavo/experiencias-gastronomicas-e-restaurantes-participantes

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.