A Câmara Municipal de Ílhavo promove até 22 de novembro a terceira edição do Festival Gastronomia de Bordo.
A iniciativa homenageia cozinheiros, pescadores e tradições de pesca do concelho, “através da confeção ou da reinterpretação dos sabores da culinária praticada, ao longo dos tempos, a bordo dos grandes navios da pesca do bacalhau”, informa numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
O evento que se iniciou a 23 de outubro, propõe durante cinco fins-de-semana experiências gastronómicas relacionadas com o bacalhau e seus derivados, com preços que variam entre os 15 e os 60 euros, para uma ou duas pessoas.
A edição deste ano traz algumas novidades, entre as quais o alargamento do festival a 21 restaurantes do município, “o que traduz o reconhecimento dos operadores locais sobre a importância e o impacto que este tipo de iniciativas tem no território e na economia local”, acrescenta na nota da Câmara de Ílhavo.
O alargamento do período do festival para um mês, que agora passa a funcionar de sexta-feira a domingo, é outra das novidades, a que se junta a apresentação do livro de receitas ‘Gastronomia de Bordo’, editado pela Câmara Municipal com curadoria gastronómica da chef Patrícia Borges, e que assinala, a 16 de novembro, o Dia Nacional do Mar.
Cada ‘Experiência Gastronómica de Bordo’ é composta por, no mínimo, três pratos de bacalhau e seus derivados, numa combinação de entradas ou pratos principais.
A variedade de propostas é ditada pela criação dos 21 restaurantes que se juntaram à iniciativa. Nas entradas há, por exemplo, pataniscas, caras fritas, chora, línguas de bacalhau fritas, ceviche de bacalhau, feijoada de samos, ovas e bolinhos de bacalhau, entre tantas outras iguarias que despertam os sentidos e elevam a experiência sensorial dedicada ao rei dos Mares.
Os pratos principais também variam de restaurante para restaurante, com a feijoada de Samos ou de Sames a assumir lugar de destaque.
Há ainda bacalhau frito, assado, guisado e confitado com roupagens reinventadas por cada um dos chefs, chora de bacalhau, caldeirada de línguas, sames de bacalhau com grão, arroz de línguas com grelos, massada de línguas e cevadoto de sames.
Seja qual for a preferência, a autarquia de Ílhavo aconselha reserva com 24 horas de antecedência.
A lista dos restaurantes e respetivas experiências gastronómicas pode ser consultada em http://www.visitilhavo.pt/o-que-te-faz-feliz/gastronomia/gastronomia-de-bordo-ilhavo/experiencias-gastronomicas-e-restaurantes-participantes
Ílhavo está a promover um festival de gastronomia centrado no bacalhau
