LIGA: Benfica procura manter trajeto 100% vitorioso na I Liga perante Belenenses

Data:

O Benfica defende o estatuto de líder 100% vitorioso da I Liga de futebol na receção ao Belenenses SAD, numa quinta jornada em que o FC Porto recebe o Gil Vicente e o Sporting viaja aos Açores.

Depois da prematura queda da Liga dos Campeões, que custou milhões, prestígio e ensombrou o início da segunda ‘era’ Jesus, os ‘encarnados’ responderam da melhor forma no campeonato, com quatro vitórias a abrir, algo que não conseguiam desde 2002/03.

O alemão Waldschmidt, o brasileiro Everton, o uruguaio Darwin Núnez e do belga Werthongen têm mostrado ser reforços e o argentino Otamendi que pode suprir a saída de Rúben Dias, num conjunto que parece capaz de atingir os parâmetros de qualidade exigidos pelo técnico vice-campeão mundial em título.

Além do pleno de quatro triunfos, em Famalicão (5-1), nas receções a Moreirense (2-0) e Farense (3-2) e em Vila do Conde (3-0 ao Rio Ave), o Benfica – cuja única má notícia é a lesão de André Almeida – beneficiou dos ‘tropeções’ dos adversários para ganhar, desde já, cinco pontos de avanço.

O FC Porto, o principal oponente, ou não somassem, entre os dois, 18 títulos nas últimas 18 edições, já perdeu um jogo (2-3 com o Marítimo) e empatou outro (2-2 em Alvalade), frente a um Sporting que também tem sete pontos, mas menos um jogo.

Quando na segunda-feira – quatro dias após a estreia na Liga Europa – enfrentar o Belenenses SAD, que conta cinco pontos, quatro deles fora (1-0 em Guimarães e 0-0 na Choupana), o Benfica já conhecerá os resultados dos principais adversários.

No sábado, o Sporting é o primeiro a entrar em ação, no reduto do Santa Clara, que soma os mesmos sete pontos de ‘leões’ e ‘dragões’, mas vem de um desaire, em Paços de Ferreira (1-2), onde se poderia ter isolado no segundo lugar.

Em casa, os açorianos, que terão 1.000 adeptos nas bancadas, bateram o Marítimo (2-0) e empataram com o Gil Vicente (0-0), enquanto os ‘leões’ venceram os dois jogos fora, ambos por 2-0, face a Paços de Ferreira e Portimonense.

Por seu lado, o FC Porto regressa ao Dragão, onde no último encontro foi surpreendido pelo Marítimo, para um invulgar desaire em casa, onde, no último campeonato, só cedeu cinco pontos (1-2 com o Sporting de Braga e 1-1 com o Rio Ave).

Os ‘azuis e brancos’ são claramente favoritos, mas defrontam os gilistas em plena série de três jogos sem vencer – o que não sucedia desde fevereiro de 2019 -, depois do desaire por 3-1 na estreia na ‘Champions’, no reduto do Manchester City.

A Liga dos Campeões poderá ser, aliás, um problema para as próximas jornadas do campeonato, já que, como aliás na Liga Europa, tudo se resolve no espaço de oito semanas: três consecutivas, duas de pausa para as seleções e mais três.

Um plantel com muitas opções, que inclui jogadores ainda por estrear (como Grujic), dá, porém, conforto a Sérgio Conceição, mais do que o adversário, um Gil Vicente ainda invicto (1-0 ao Portimonense, 0-0 nos Açores e 1-1 com o Tondela).

Com os sete pontos de FC Porto, Sporting e Santa Clara, segue ainda o Vitória, que venceu na última ronda por 1-0 no Bessa, na estreia de João Henriques, e recebe o Sporting de Braga, que, depois de arrancar com dois desaires, somou dois triunfos.

O sempre ‘quente’ dérbi minhoto é o grande encontro de domingo e promete, com Ricardo Quaresma, Marcus Edwards e Bruno Duarte de um lado, o dos locais, e Galeno, Ricardo Horta e Paulinho do outro, o dos forasteiros, comandados por Carlos Carvalhal.

Quantos aos outros encontros, o Tondela recebe o Portimonense, sexta-feira, na abertura da ronda, o Nacional é anfitrião do Paços de Ferreira, no sábado, e, no domingo, o Rio Ave joga na casa do lanterna-vermelha Farense, o Marítimo em Moreira de Cónegos e o Boavista, com Vasco Seabra já ‘tremido’, em Famalicão.

Programa da quinta jornada:

– Sexta-feira, 23 out:

Tondela – Portimonense, 20:30

– Sábado, 24 out:

Nacional – Paços de Ferreira, 15:30

Santa Clara – Sporting, 17:00 locais (18:00, horas de Lisboa)

FC Porto – Gil Vicente, 20:30

– Domingo, 25 out:

Farense – Rio Ave, 15:00

Moreirense – Marítimo, 15:00

Famalicão – Boavista, 17:30

Vitória de Guimarães – Sporting de Braga, 20:00

– Segunda-feira, 26 out:

Benfica – Belenenses SAD, 20:15

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.