Sete autores portugueses nomeados para prémio literário sueco ALMA

Data:

 

Sete autores portugueses, entre os quais Cristina Carvalho, Luísa Ducla Soares e André Letria, estão nomeados para o prémio literário sueco Astrid Lindgren 2021, anunciou hoje a organização. Entre os 263 autores, ilustradores e promotores de leitura nomeados para o prémio, estão Bernardo P. Carvalho, Cristina Carvalho – pela primeira vez nomeada -, Luísa Ducla Soares, António Jorge Gonçalves, Maria Teresa Maia Gonzalez, André Letria e Catarina Sobral.

O Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA) é considerado um dos mais prestigiados prémios internacionais dedicados à literatura para os mais novos e à promoção da leitura, e tem um valor monetário de cinco milhões de coroas suecas (cerca de 482 mil euros).

Destes sete autores portugueses, apenas Cristina Carvalho está nomeada pela primeira vez. Todos os outros já tinham sido nomeados uma ou mais vezes para edições anteriores do ALMA.

Cristina Carvalho, 70 anos, autora de contos, romance e biografia ficcionada, estreou-se em 1989 com a obra “Até já não é adeus”.

Com uma profunda ligação à cultura escandinava, Cristina Carvalho publicou, entre outros, os livros para jovens “O gato de Uppsala”, “Tarde fantástica” e “Quatro cantos do mundo”.

Mais recentemente publicou os romances biográficos “Ingmar Bergman – O caminho contra o vento” (2019) e “A Saga de Selma Lagerlof” (2018).

Dos restantes nomeados, a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas tinha proposto para a edição de 2021 os autores Luísa Ducla Soares, que está a celebrar 50 anos de vida literária, e André Letria, que somou vários prémios pelo trabalho visual e de ilustração para o livro “Guerra”, coassinado com José Jorge Letria.

O Astrid Lindgren Memorial Award foi criado em 2002 pelo governo da Suécia, em homenagem à escritora Astrid Lindgren, popular por ter criado a personagem “Pipi das meias altas”.

Este ano, o prémio foi atribuído à autora sul-coreana Baek Heena.

O anúncio do premiado de 2021 será anunciado a 15 de abril.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.