O Embaixador João Ribeiro de Almeida será o novo presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Num comunicado enviado ao ‘Mundo Português’, o MNE informa que o atual embaixador de Portugal na Argentina iniciará funções no Instituto Camões a 01 de novembro, em substituição ao atual presidente, o embaixador Luís Faro Ramos.
O também diplomata, que ocupava o cargo desde final de 2017, cessa funções no Instituto Camões a 31 de outubro e será o próximo Embaixador de Portugal no Brasil.
O despacho de exoneração foi publicado na segunda-feira em Diário da República e assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva
Nascido em 1962, João Ribeiro de Almeida é licenciado em Direito. Ingressou na carreira diplomática em 1990, tendo desempenhado funções em Lisboa e no estrangeiro.
Foi chefe do Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros do XVII Governo Constitucional e Embaixador na Colômbia. Era atualmente o Embaixador de Portugal na Argentina.O
O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, com autonomia administrativa, financeira e património próprio.
Tem por principal missão, propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro e assegurar a gestão da Rede de Ensino Português no estrangeiro, a nível básico, secundário e superior.
Ana Grácio Pinto
Relacionadas
Para o novo ano letivo, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua projeta uma Rede de Ensino Português no Estrangeiro presente em 74 países com 320 professores, 170 mil alunos, 51 leitores, 57 cátedras. “Num mundo em crise”, provocada pela pandemia de Covid-19, a língua portuguesa “consolidou-se e cresceu apesar das condições adversas”, destacou o presidente do Instituto Camões