O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Ribau Esteves, defende que o grande desafio para o turismo regional é atrair visitantes e fazer com que regressem.
Nesse sentido, foi lançada a ‘Grande Rota da Ria de Aveiro’, que pretende tirar partido da Ria de Aveiro como recurso distintivo e identitário do território.
Estendendo-se pelos 11 municípios da CIRA, com especial enfoque nos sete ribeirinhos, a Grande Rota da Ria de Aveiro abrange áreas classificadas de valor natural e também redes de percursos pedestres, centros de BTT, ciclovias e estruturas náuticas.
“A Rota exige preparação prévia, porque não é fisicamente possível conhecer tudo num dia, ou mesmo apenas num fim de semana. Fazer com que as pessoas possam vir e possam voltar é o grande desafio”, declarou Ribau Esteves.
Segundo o presidente da CIRA, a ideia é divulgar o território de forma integrada, “para que as pessoas possam ser ajudadas na sua fruição e aliciadas, no bom sentido do termo, a vir conhecer o território, os habitantes, os valores culturais, patrimoniais, e ambientais, no equilíbrio entre o Homem e a Natureza”.
Apresentando características multimodais que possibilitam a experiência de valências pedestres, cicláveis e náuticas, a Grande Rota da Ria de Aveiro divide-se três percursos de grande extensão, distintos, mas complementares entre si, que podem ser realizados em qualquer altura do ano.
O Percurso Azul, numa extensão de 130,80 quilómetros, envolve a Ria e os seus principais canais.
O Percurso Dourado, o maior de todos, tem 234,60 quilómetros de extensão e circunda os territórios do interior da laguna, espraiando-se para os espaços costeiros de Norte e Sul.
O Percurso Verde, composto por 195,80 quilómetros, rodeia os territórios do Interior da Região, destacando as zonas mais montanhosas.
O presidente da Câmara de Estarreja, Diamantino Sabina, na qualidade de anfitrião, deu conta do investimento feito pela autarquia na recuperação de um pavilhão de construção e reparação naval na Ribeira da Aldeia, uma das que integram a Grande Rota.
O autarca referiu ainda a aposta em criar oferta de formação profissional na construção de embarcações em madeira, aproveitando os últimos mestres que ainda se dedicam aos barcos tradicionais no município.
Região de Aveiro lança rota turística para captar visitantes e aliciar a voltarem
