O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) esgotou, na 2ª fase de acesso ao ensino superior, as vagas em quatro das suas licenciaturas.
Com um aumento de 31% de colocados na 2ª fase em relação ao ano anterior, o IPG preencheu as vagas dos cursos de Biotecnologia Medicinal, Enfermagem, Farmácia e Desporto, revela num comunicado enviado ao ‘Mundo Português’.
“Este ano letivo já tem 781 novos estudantes nas escolas do IPG na Guarda e em Seia”, revela a instituição, acrescentando que na 2ª fase de candidaturas “recebeu 268 novos estudantes, mais 31% de colocados em comparação com a mesma fase no ano passado”, segundo dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
“A grande procura que o Politécnico da Guarda teve este ano deve-se essencialmente ao reconhecimento da qualidade do ensino, da capacidade de inovação e da forte relação das escolas do IPG com organizações da região, IPSS, unidades de saúde e empresas parceiras” assume o presidente do IPG.
“A nossa aposta em Biotecnologia Medicinal revelou-se um sucesso”, afirma Joaquim Brigas. “Foi alvo de uma forte procura pelos candidatos por ser uma área emergente e uma vantagem competitiva no mercado dos cuidados de saúde e da indústria”, constata.
Joaquim Brigas avançou ainda também na 1ª fase do acesso ao ensino superior a instituição registou aumento de 41% de alunos colocados, o que perfaz o total de 781 novos estudantes para o ano letivo de 2020-2021.

O IPG preencheu, na 2a fase dos exames de acesso ao ensino superior, todas as vagasdos cursos de Biotecnologia Medicinal, Enfermagem, Farmácia
Para além dos cursos da Escola Superior de Saúde (Biotecnologia Medicinal, Enfermagem, Farmácia), também a licenciatura em Desporto – da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto – esgotou as suas vagas nesta fase de acesso ao ensino superior.
As licenciaturas em Gestão, Marketing e Gestão de Recursos Humanos – da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – tiveram igualmente uma forte procura, “esgotando praticamente todas as vagas disponíveis, com um aumento geral das médias”, lê-se no comunicado, onde se indica que especificamente nestes cursos, para a 3ª fase, restam sete lugares por preencher.
“O Politécnico da Guarda foi a instituição de Ensino Superior em Portugal com maior aumento percentual do número de vagas nos últimos anos, passando de 699 em 2018 para 1013 no ano letivo de 2020-2021”, destaca o comunicado.
Criado em 1980, o Instituto Politécnico da Guarda integra a Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Turismo e Hotelaria.
Da estrutura faz ainda parte uma unidade orgânica de investigação – a UDI-Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, além de unidades de apoio à atividade académica, Serviços de Ação Social e biblioteca
Ana Grácio Pinto